1-6-2015
Relacionados
A inscrição é gratuita mas obrigatória, e deverá ser feita, até ao dia 12 de junho, para formacao@stimpostos.pt, através da ficha de inscrição, em anexo, e disponível no site do STI.
Fundamentos do colóquio
A degradação das condições de trabalho e a utilização intensiva do capital humano tem vindo a ser responsável por pôr em causa a saúde e segurança no trabalho, com novas configurações, sendo assim pertinente identificar e atuar na prevenção de uma nova vertente de riscos - os psicossociais.
O stress é um dos riscos a que os trabalhadores de hoje em dia estão sujeitos e pode ser provocado por um conjunto de características específicas da organização do trabalho, tais como por exemplo: a sobrecarga ou subcarga de trabalho, caraterísticas físicas do local de trabalho (organização espacial, equipamentos utilizados ou a sua falta) e ambientais (temperatura, ruído). O estudo do stress ocupacional implica assim a consideração de vários fatores de risco - organizacionais, funcionais, mas também os fatores de risco individuais. A tomada de consciência dos riscos psicossociais no trabalho é o primeiro passo para que possam ser tomadas medidas de prevenção e gestão dos mesmos.
Categorias
Destaques