21 dezembro 2015
"Os rankings apenas medem a febre, não dizem qual é a doença".11 dezembro 2015
"Na educação precisamos de confiança. Precisamos de depositar confiança nos professores que, de forma devotada, se dedicam a preparar os seus alunos para a vida".27 novembro 2015
"Sempre considerámos que a prova não fazia sentido, não se justificava".23 novembro 2015
"A substituição de professores por baixa médica transformou-se num pesadelo".16 novembro 2015
"O crescimento económico, a criação de empregos estão no centro das prioridades desta comissão. Só podemos alcançar estas prioridades investindo nas pessoas e colocando a educação no centro das políticas económicas e sociais".6 novembro 2015
"É preciso devolver autoridade aos professores. É preciso devolver o ensino aos professores".30 outubro 2015
"Como qualquer ser humano sou fruto daquilo que fui aprendendo ao longo da minha vida... e ainda hoje não me esqueço da minha professora primária".23 outubro 2015
"Percebemos que não pode haver uma escola por criança, mas o processo de fecho de escolas deveria ter sido acompanhado por medidas que facilitassem esse processo, nomeadamente as deslocações".19 outubro 2015
"Em democracia, a alternância de políticas não pode significar errância das políticas".9 outubro 2015
"Entendemos que os professores têm de ver a sua imagem social promovida".2 outubro 2015
"As escolas têm recursos reduzidos e insuficientes".25 setembro 2015
"O MEC acaba de impor alterações ao regime de avaliação dos alunos do ensino básico. Trata-se de uma decisão inoportuna, desnecessária e sem consenso".21 setembro 2015
"É obrigação de qualquer governo e de qualquer ministério planear o arranque de um ano letivo com normalidade".4 setembro 2015
"Há uma legislação para estes professores que estão nestas condições de saúde graves e nós temos de os proteger. O que temos de fazer ao mesmo tempo é evitar abusos, evitar ilegalidades. Esses abusos e essas ilegalidades, caso existam, serão investigados e serão, como é evidente, corrigidos e punidos. É um assunto com o qual vamos proceder de uma maneira muito séria".7 agosto 2015
"Entendemos que é um investimento, não um custo, tudo o que estamos a pedir. É uma questão de opções. Entendemos que a Educação já teve cortes muito elevados, nestes últimos quatro anos e parece-nos que é altura de o futuro Governo se virar para políticas exequíveis e que deem frutos no futuro".31 julho 2015
"As pessoas não podem ser prejudicadas relativamente aquilo que receberam como subsídio de desemprego, por um ato que não é da sua responsabilidade".
24 julho 2015
"Devemos estar vigilantes e fortes na defesa e promoção dos nossos valores".
17 julho 2015
"O resultado deste ano faz justiça ao trabalho de alunos e professores".
3 julho 2015
"A aposta em dotar as escolas destes excelentes profissionais (não docentes) deve merecer a atenção dos nossos governantes, tendo em vista o próximo ano letivo (…) O sucesso e a diminuição do abandono escolar passam, também, por eles".
26 junho 2015
"O MEC não salvaguardou as legítimas expetativas dos candidatos, ao desrespeitar o princípio da graduação profissional para proceder às colocações de professores".
19 junho 2015
"Há uma dimensão que ainda não está inteiramente bem estudada e que nós iremos aprofundar, dentro da medida das possibilidades, que é saber o que é que de tarefas mais administrativas nós podemos ainda reduzir quando olhamos para o nosso pessoal docente, para os professores".
12 junho 2015
"O Governo pagou um preço político alto pelo erro na Bolsa de Contratação de Escola".
29 maio 2015
"Estamos em situação de subfinanciamento".
António Cunha, presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP)
25 maio 2015
"Nos últimos anos, os professores têm sido sobrecarregados para além do razoável".
João Paulo Leal, presidente do Conselho Científico do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE).
18 maio 2015
"As turmas do 1.º ciclo deveriam ser mais pequenas, para permitir um ensino mais personalizado. Se as turmas tivessem menos alunos isso iria reduzir as situações de insucesso e indisciplina nos anos seguintes".
Filinto Lima, da ANDAEP
27 abril 2015
"Com a divulgação da lista graduada de candidatos aos concursos de docentes para 2015/2016, fica provado o que a FNE [Federação Nacional de Educação] sempre denunciou, isto é, que a designada ‘norma-travão’, em vez de resolver as questões de injustiça, vem antes agravá-las. Com efeito, o que se prepara para acontecer é que nem um milhar de docentes será integrado nos quadros a partir de 1 de setembro de 2015".
Comunicado da FNE de 21 de abril
17 abril 2015
"Na minha opinião, os líderes nigerianos e a comunidade internacional não têm feito o suficiente para conseguir a vossa liberdade".
Malala Yousafzai, Nobel da Paz
10 abril 2015
"Schools shall be safe sanctuaries".
Declaração da Internacional da Educação após massacre no Quénia
2 abril 2015
"62% da população entre os 25 e os 64 anos não concluíram o ensino secundário”(…) “É a terceira percentagem mais elevada na área da OCDE".
Angel Gurría, secretário-geral da OCDE
27 março 2015
"Defendemos que não bastava resolver o problema deste ano e destes professores e que deviam ser compensados todos os que são classificadores de testes".
João Dias da Silva, secretário-geral da FNE
20 março 2015
"Ensinar é um trabalho lindíssimo. É pena que os professores sejam mal pagos, porque não é apenas o tempo que gastam ali para fazer escola. Têm de preparar-se e pensar em cada um dos alunos".
Papa Francisco
13 março 2015
"Não compreendemos nem aceitamos que professores com diversos graus outorgados por estabelecimentos de ensino superior nacionais […] tenham que submeter-se ao ‘Cambridge English Placement Test’ para avaliar a sua proficiência linguística".
Comunicado da Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI)
9 março 2015
"São imprescindíveis, têm componente letiva e estão também a desempenhar outras funções essenciais para as escolas".
Lucinda Dâmaso, vice secretária-geral da FNE
27 fevereiro 2015
"A equidade no acesso ao sucesso é fundamental e deve ser garantida pelo sistema educativo público. Esta é uma responsabilidade da escola pública e significa que, da parte da organização do sistema educativo, tem de haver recursos humanos e materiais".
João Dias da Silva, secretário-geral da FNE
20 fevereiro 2015
"É necessário refletir um pouco sobre aquilo que se conhece da história do sistema educativo em Portugal para saber que lições é que podemos retirar do que é que correu mal".
David Justino, presidente do CNE sobre transferência de competências
13 fevereiro 2015
"Neste processo as escolas não podem perder competências, sendo desejável que se aproveite esta oportunidade para reforçar a autonomia das escolas".
Valdemar Almeida, da Universidade Católica do Porto
6 fevereiro 2015
"Estes professores não estão em casa, a receber ordenado, e sem trabalhar (…) estes professores têm tarefas atribuídas nas escolas, estão a desempenhar funções de apoio educativo aos alunos".
João Dias da Silva, secretário-geral da FNE
30 janeiro 2015
"O rácio de assistentes operacionais nas escolas fica agora atualizado. Ao invés de ser um assistente operacional a partir de 48 alunos, teremos um assistente operacional por cada 21 alunos".
Nuno Crato, ministro da Educação e Ciência
23 janeiro 2015
"Os professores têm sido escolhidos como alvos".
António Sampaio da Nóvoa
19 janeiro 2015
"O termo engana, não se trata de uma requalificação, mas o primeiro passo para expulsar os funcionários públicos do sistema".
João Dias da Silva, secretário-geral da FNE ao Público
9 janeiro 2015
"Estão criadas as condições para que a prova seja eliminada, esperando que o Ministério da Educação e Ciência acolha as sugestões que a FNE tem apresentado, bem como este parecer do Conselho Científico do IAVE".
FNE em comunicado
6 janeiro 2015
"Há uma espécie de caixa negra relativamente à forma como se faz a avaliação interna nas nossas escolas".
David Justino do Conselho Nacional de Educação