Mensagem do Secretário Geral da FNE
Dia Nacional dos Trabalhadores de Apoio Educativo - 2025
Neste Dia Nacional dos Trabalhadores de Apoio Educativo, a Federação Nacional da Educação celebra, com profundo reconhecimento, todas e todos aqueles que, diariamente, garantem o funcionamento das nossas escolas, contribuindo de forma indispensável para a qualidade da educação em Portugal.
Os Trabalhadores de Apoio Educativo (assistentes operacionais, assistentes técnicos, técnicos especializados e demais profissionais de apoio) são pilares essenciais das comunidades educativas. O seu trabalho, tantas vezes invisível para o poder político e sociedade, é absolutamente determinante, pois são estes trabalhadores que asseguram ambientes escolares seguros, inclusivos e organizados; apoiam alunos, docentes e famílias; mantêm o espaço escolar vivo, funcional e humano. São, na prática, guardiões da escola democrática e da igualdade de oportunidades.
Apesar desta importância, continuam a enfrentar condições laborais que não refletem o valor social do seu contributo: carreiras desajustadas, salários insuficientes, falta de recursos humanos e excesso de carga de trabalho. A FNE reafirma, por isso, o seu compromisso firme e inabalável na defesa dos seus direitos, na valorização das suas carreiras e na promoção de melhores condições de trabalho. Só com profissionais respeitados, motivados e reconhecidos podemos construir uma escola pública de qualidade para todos.
Hoje celebramos, mas também reivindicamos. Celebramos a dedicação, a responsabilidade e a competência destes trabalhadores; reivindicamos o justo reconhecimento que lhes é devido. A FNE continuará ao lado de cada trabalhador e trabalhadora, em todos os contextos, fazendo ouvir a sua voz e lutando para que a escola seja um espaço de dignidade laboral e de realização pessoal.
A todas e todos os trabalhadores de apoio educativo, o nosso profundo agradecimento.
Este é o vosso dia, e a FNE celebra o dia convosco, com orgulho e respeito.
Pedro Barreiros
Secretário Geral
Federação Nacional da Educação - FNE
Porto, 24 de novembro de 2025