Ciclo de webinários com dirigentes sindicais europeus

2-6-2021

Ciclo de webinários com dirigentes sindicais europeus

A Federação Nacional da Educação (FNE) e o canal4 da AFIET (Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho) promovem, entre 17 de junho e 15 de julho de 2021, um ciclo de quatro webinários internacionais alusivo ao tema "Sindicatos europeus respondem aos desafios da qualidade na educação".

Oradores convidados dos sindicatos NASUWT (Reino Unido), da UGT – Educação Pública (Espanha), do SEB (Bulgária) e do OAJ (Finlândia) vão trazer-nos algumas respostas sobre o enorme impacto da COVID-19 nas escolas e os desafios futuros para estas quatro organizações sindicais europeias da educação.

A pandemia trouxe novas exigências para os Sindicatos e tem deixado marcas que vão influenciar o futuro da educação. Terá a COVID acentuado a necessidade de afirmação do Diálogo Social entre empregadores e trabalhadores? Como devem os Sindicatos cooperar e reinventar a luta de proximidade junto dos trabalhadores? Como pode o investimento em educação manter a excelência na escola pública e reter os perigos de privatização? Como assegurar o rejuvenescimento e a valorização da profissão docente? Como cumprir os desígnios do Pilar Europeu dos Direitos Sociais e dos Objetivos Sustentáveis da ONU?

Estas questões, entre muitas outras, vão estar a debate neste ciclo internacional.

Todos os webinários contam com tradução simultânea para português.

Inscrições e mais informações em www.fne.pt

17 junho (17h00)

Victor Agüera, Responsável pela Negociação Nacional do NASUWT (Reino Unido)

Moderação: Alexandre Dias (FNE)