FNE celebra VII Dia Internacional da Educação com Webinário “Que futuros para a educação?”

15-1-2025

FNE celebra VII Dia Internacional da Educação com Webinário “Que futuros para a educação?”

A FNE e a AFIET (Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho) celebram, no próximo dia 24 de janeiro de 2025, o VII Dia Internacional da Educação, com o Webinário “Que futuros para a educação?”. Este seminário online pode ser acompanhado via plataforma zoom entre as 17h e 18h30.

Inscreva-se aqui para acompanhar via zoom
:
https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_OhXet5b_TTS43_KduUoBLw

Esta será uma oportunidade que a FNE e a AFIET promovem para análise e debate sobre os caminhos para o futuro da educação em Portugal e para isso este webinário conta com Margarida Mano, Vice-Reitora da Universidade Católica e Paulo Santiago, Direção da Educação e Competências da OCDE, como oradores convidados.

A moderação estará a cargo de José Manuel Cordeiro, Vice-Secretário-Geral da FNE.

Em tempos de esperança em novas apostas educativas, a FNE/AFIET pretendem com este seminário procurar respostas e soluções para uma educação de qualidade ao longo da vida, com vista a perceber as exigências do futuro e as consequências que se esperam ver resolvidas nas políticas de educação e formação deste governo e de próximos.

Como adaptar o modelo de ensino aos novos tempos? Qual o papel da transformação digital na escola de futuro? qual a importância da formação em docentes e pessoal de apoio educativo/não docente para responder mais rapidamente às mudanças? Estas e muitas outras questões vão ser debatidas neste evento, que pretende cumprir uma missão de construir cenários que possam contribuir para uma escola com um papel ainda mais fundamental para o desenvolvimento de cidadãos e profissionais.

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, em 3 de dezembro de 2018, o dia 24 de janeiro como o Dia Internacional da Educação. Objetivo: assinalar o papel da educação para a paz e o desenvolvimento dos povos.

Após a inscrição receberá o link de acesso ao webinário. Será enviado um certificado de presença aos participantes que acompanharem a iniciativa através da plataforma Zoom.

Oradores:

Paulo Santiago - Direção da Educação e Competências da OCDE
Paulo Santiago é chefe da Divisão de Assessoria e Implementação de Políticas da Direção da Educação e Competências da OCDE. Tem um papel de liderança na formulação de recomendações de politica educativa baseadas em evidências aos membros da OCDE e aos países parceiros, coletiva e individualmente, em todas as áreas educativas. Paulo Santiago ingressou na OCDE em 2000. Como analista da Direção da Educação e Competências, assumiu a responsabilidade por vários estudos comparativos, com a participação de um elevado número de países, e abrangendo uma grande variedade de áreas de política educativa, incluindo políticas de professores, políticas de ensino superior, avaliação educacional, uso de recursos na educação e financiamento da educação. Também liderou estudos específicos de país em mais de 25 países. Especializa-se em economia da educação e tem um doutoramento em economia pela Northwestern University, Estados Unidos.

Margarida Mano – Vice-Reitora da Universidade Católica
Vice-Reitora para a Melhoria Contínua e Desenvolvimento da Universidade Católica Portuguesa. Presidente da Direção da TI-PT, Associação Transparência e Integridade. Presidente da Mesa da Assembleia Geral da FORGES e membro do Conselho de Supervisão da Ordem dos Engenheiros. Doutorada em Gestão pela Universidade de Southampton. Ministra da Educação e da Ciência no XX Governo da República (2015) e Deputada na XIII Legislatura (2015-2019), com responsabilidades nas áreas de Educação, Ensino Superior, Ciência, Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto. Vice-Reitora, Pró-Reitora e Administradora (1996-2015) na Universidade de Coimbra. Docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, desde 1986, nas áreas de Economia e de Gestão. Autora de várias publicações (livros e artigos) no âmbito do Planeamento Estratégico e da Governação.


Com a moderação de José Manuel Cordeiro, Vice-Secretário-Geral da FNE.