Ciclo de webinários com Dirigentes Sindicais

9-4-2021

Ciclo de webinários com Dirigentes Sindicais

Em tempos de incerteza, que caminhos devem os trabalhadores e os seus representantes trilhar para ultrapassar os novos desafios que se abateram sobre o mundo do trabalho? Na procura de respostas a esta e outras questões, a Federação Nacional da Educação (FNE) e o canal4 da AFIET (Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho) promovem, entre abril e maio de 2021, o ciclo de webinários com dirigentes sindicais "Desafios aos Sindicatos na pós-pandemia".

José Cordeiro (UGT), António Fonseca (MAIS), José Abraão (FESAP), Rui Miranda (SINDEL), Carlos Silva (UGT) e Mário Mourão (SBN) são os oradores convidados desta iniciativa e de quem se esperam respostas num momento em que a crise provocada pela pandemia da COVID-19 pode também ser vista como uma oportunidade de fortalecimento do papel do sindicalismo.

A pandemia trouxe novos desafios e exigências para os Sindicatos. A regulamentação do teletrabalho impôs-se mais afirmativamente na agenda de negociação e concertação sindical, desafiando uma dimensão coletiva do emprego, e obrigando os Sindicatos a reinventar a luta de proximidade junto dos trabalhadores. Mas estes tempos podem também ser vistos como uma ocasião para alcançar respostas mais eficazes, por direitos, Liberdade, inclusão e justiça social.

Que pontos de contato relacionam o antes e o pós-pandemia? Qual será a capacidade dos Sindicatos para reinventarem a negociação coletiva? O espírito de mobilização e manifestação sindical nos locais de trabalho irá ficar limitado a um ativismo mais digital? Que compromissos deve o movimento sindical assumir neste novo paradigma, de forma que as reivindicações dos trabalhadores sejam de facto efetivadas?

Num momento em que se assiste ao agravamento do desemprego, da precariedade, da falta de proteção em novas formas de trabalho e da escassez de recursos, que caminhos de mobilização e representação social têm os representantes dos trabalhadores que cumprir para resistir à pressão de políticas que desvalorizam a negociação coletiva e o diálogo social?

 

Estas questões, entre muitas outras, vão estar a debate neste ciclo de webinários:

 

. 15 de abril (17h00)

José Cordeiro (Secretário-Geral Adjunto da UGT)

 

. 22 de abril (17h00)

António Fonseca (Presidente do MAIS Sindicato)

 

. 29 de abril (17h00)

José Abraão (Secretário-Geral do SINTAP e da FESAP)

 

. 13 de maio (17h00)

Rui Miranda (Secretário-Geral do SINDEL)


. 20 de maio (17h00)

Carlos Silva (Secretário-Geral da UGT)

. 27 de maio (17h00)

Mário Mourão (Presidente da Direção do SBN)

 

Acompanhe toda a informação em www.fne.pt



Cartaz para download em PDF