Novidades sobre projetos do CSEE para 2014

16-1-2014

Novidades sobre projetos do CSEE para 2014

Novidades sobre projetos do CSEE para 2014

O CSEE vai implementar durante este ano uma série de novos projetos que vão abranger diversas temáticas. Iniciativas que passam pela definição de boas práticas sindicais no combate à crise, pela promoção do diálogo social europeu em torno da Educação, com destaque para os novos desafios e, ainda, sobre a promoção da igualdade de género na profissão docente. Nas próximas linhas apresentamos com mais detalhe cada um deles.


À procura de estratégias para enfrentar os efeitos da crise

Está em marcha um novo projeto CSEE destinado ao “ Desenvolvimento da capacidade dos sindicatos de professores para sair da crise, promovendo uma educação de qualidade”e no qual a FNE vai participar ativamente, em representação de Portugal.
Lançado em dezembro do ano passado, este projeto pretende conhecer, melhorar e explorar as melhores práticas e estratégias desenvolvidas pelos sindicatos da educação de 5 países da União Europeia, no sentido de combater a crise através da promoção de uma educação de qualidade. Este projeto, com a chancela do CSEE, tem como objetivo influenciar a política da União Europeia na tentativa de sair da crise, através da promoção da negociação coletiva e do diálogo social.

A iniciativa consiste numa análise de estudo de caso comparativo a ser realizado em cinco países afetados pela crise: Grécia, Irlanda, Itália, Portugal e Espanha. Os parceiros do projecto destes países são: Ölme (Grécia), TUI (Irlanda), FLC- CGIL (Itália), FNE (Portugal) e FECCOO (Espanha). Os seus representantes constituem o Grupo Consultivo do projeto e o representante da FNE será o nosso dirigente Joaquim Santos. Na ocasião de sua primeira reunião, em dezembro, partilharam a necessidade e a vontade de melhorar a sua experiência mútua através da identificação e intercâmbio de boas práticas em vigor nos sindicatos de professores para enfrentar os efeitos da crise nos 5 países mais atingidos.

No final do projeto será produzido um filme que permitirá a todos os membros do CSEE possam partilhar e difundir a informação recolhida. O filme, que será apresentado em outubro de 2014, pode ser entendido como uma ferramenta importante para dar uma imagem real e clara das condições de trabalho das pessoas que ainda estão atingidas pela crise e para evidenciar o que pode ser feito, mostrando as participação de membros e de representantes do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia.

O diálogo social: desafios e experiências

Até ao final de 2014, o CSEE vai desenvolver um novo projeto de diálogo social sob o lema "Promover as potencialidades do diálogo social setorial europeu na educação, abordando novos desafios e explorando a experiência e o conhecimento ". O objetivo do projeto é ampliar o conhecimento dos parceiros sociais, em determinados países, na área de relações industriais no sentido da promoção do Diálogo Social Europeu.

Conscientes de que a formação pode ajudar a fortalecer o diálogo e a negociação ao nível nacional dos parceiros sociais, bem como seu compromisso com o importante trabalho a nível europeu, o CSEE pretende aprofundar a compreensão e promover as potencialidades do Diálogo Social Europeu e, em simultâneo, ajudar os parceiros sociais a lidar com os problemas cada vez mais prementes no âmbito do emprego e da política social europeia e , em particular, com as estratégias da UE para 2020 para o Crescimento e o Emprego. Com a ajuda dos parceiros sociais o CSEE está convencido de que o resultado do projeto apoiará o trabalho futuro da educação, dos empregadores e dos sindicatos de professores a nível europeu e a nível nacional.

O projeto vai envolver os parceiros sociais na educação, da Croácia, da Eslovénia, da Roménia, da Eslováquia, do Montenegro e da Lituânia. O CSEE organizará seis mesas-redondas em cada um dos países participantes, com o objectivo de promover uma troca efetiva de experiências e uma alargada transferência de conhecimento. Além disso os parceiros sociais serão convidados a fornecer informações durante a fase do projeto principal. Os resultados do projeto serão partilhados e discutidos na conferência final em Bruxelas, em 12/13 de Novembro de 2014. As conclusões e experiências deste projeto serão publicitadas às organizações membro e, certamente, as melhores práticas serão compartilhadas e utilizadas no domínio importante do diálogo social.

 

A igualdade de género nos sindicatos e na profissão docente 

Em 2014, o CSEE pretende enfatizar e desenvolver a questão da participação da liderança de mulheres e homens nos sindicatos de professores e na profissão docente.

O título oficial do projeto: “Promover a igualdade de género dentro dos sindicatos de professores e na profissão docente II - Implementar e reforçar as ações sindicais de professores sobre a igualdade de género em tempos de austeridade” remete para 2 objectivos essenciais: por um lado, apoiar-se sobre os resultados de um projeto CSEE anterior sobre a igualdade de género, realizado em 2008 e 2009 e, por outro lado, o novo projeto vai olhar para a forma como a crise económica e as políticas de austeridade têm influenciado a igualdade de género desde então .

As atividades previstas para 2014 incluem uma pesquisa online (com início em 1 de Fevereiro de 2014), um seminário (em Utrecht, 07 de maio de 2014) e uma conferência final do projeto (em Sófia, 25-26 setembro de 2014). Uma plataforma online (grupo do SharePoint) ajudará os membros do grupo de consultoria e sindicalistas interessados a acompanhar o estado da discussão e sobre os resultados dos projetos. Um conjunto de orientações práticas vai ser apresentado no final do projeto.

O projeto da igualdade de género é aconselhado por um grupo composto por:
• Kounka Damianova , SEB - Bulgária
• Rossella Benedetti , UIL Scuola - Itália
• Trudy Kerperien , AOB - Holanda
• Hélène Hémet, UNSA - França
• Dorota Obidniak , ZNP - Polónia
• Ann- Christin Hartmann, Lärarförbundet - Suécia
• Maire Mulcahy, ASTI - Irlanda

erasmus

ERASMUS + adoptado pelo Conselho da Europa

A 3 de dezembro de 2013, o Conselho da Europa aprovou o Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto para o período 2014-2020 e o regulamento que estabelece o programa ERASMUS +. Todas as informações estão disponíveis no site http://ec.europa.eu/education/erasmus-plus/index_en.htm.

Reunindo num único programa de actividades anteriormente abrangidas por uma série de programas separados (incluindo o Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, Erasmus Mundus e Juventude em Acção), o ERASMUS+ inclui agora as atividades na nova área do desporto europeu. O novo programa tem um orçamento total de cerca de € 14.700.000.000 - o que representa um aumento de 40% em relação ao orçamento anterior.

Esta é a oportunidade para mais de 4 milhões de europeus de estudar, treinar, ganhar experiência de trabalho e fazer voluntariado no estrangeiro. Além de fornecer subsídios para os indivíduos, o Erasmus + apoiará parcerias transnacionais entre educação, formação e instituições e organizações juvenis para promover a cooperação e unir os mundos da educação e do trabalho, a fim de combater as lacunas de competências que enfrentamos na Europa. Também apoiará os esforços nacionais para modernizar os sistemas de educação, de formação e de apoio à juventude.
Como um programa integrado, Erasmus + oferece mais oportunidades de cooperação em todos os sectores da Juventude da Educação, Formação e é mais fácil de acesso do que seus antecessores, com regras de financiamento simplificados.