Comité do CSEE debate estado da Educação

12-10-2020

Comité do CSEE debate estado da Educação

A segunda reunião anual do Comité Sindical Europeu da Educação (CSEE) decorre online, e a partir de Bruxelas, em 12 e 13 de outubro de 2020, para debater e deliberar sobre assuntos relacionados com as atividades e ações desta organização. O CSEE representa todos os professores da Região Europa da Internacional da Educação (IE) e é o órgão que desenvolve o Diálogo Social com a União Europeia e as associações de empregadores europeus (EFEE).

Da agenda constam vinte e três pontos, o debate e aprovação de um conjunto de documentos vitais para o funcionamento do CSEE, bem como uma estratégia de ação referente aos próximos meses.

Um dos pontos fundamentais desta reunião é a preparação da Conferência Virtual 2020, a realizar em um e dois de dezembro de 2020, que dará lugar às eleições para os órgãos do CSEE e que vai exigir uma discussão sobre a logística e conteúdo do evento. A Conferência estava prevista para Cascais, no nosso país, mas o Covid-19 levou ao seu cancelamento.

Serão ainda debatidas as ações do CSEE relativas a um vasto conjunto de temas, já com  ações concretas em desenvolvimento, tais como os efeitos da pandemia na Educação, a Educação e Formação, o estado atual do Diálogo Social Europeu ou a Educação e o Mercado.

Salienta-se ainda a apresentação dos relatórios dos órgãos estatutários do CSEE, como o Comité Permanente do Ensino Superior, Igualdade, Estatuto das Mulheres e o Painel Consultivo da Educação, que contribuirão para conhecer o trabalho que tem vido a ser realizado por estes grupos.

No atual mandato, os sindicatos da educação portugueses estão representados pela FNE, na pessoa de Alexandre Dias. O programa da reunião do Comité do CSEE está disponível para consulta aqui.