29-1-2026
Relacionados
FNE reforça cooperação com São Tomé e Príncipe através de ações solidárias e apoio direto às escolas
No âmbito do protocolo de cooperação celebrado entre a Federação Nacional da Educação (FNE) e o Sindicato Nacional de Professores e Educadores de São Tomé e Príncipe (SINPRESTEP), e na sequência dos compromissos assumidos durante a última visita a várias escolas de São Tomé e Príncipe, bem como das atividades conjuntas desenvolvidas com instituições locais, uma delegação da FNE, composta pelo Secretário-Geral, Pedro Barreiros, pelo Vice-Secretário-Geral, António Jorge Pinto, e pelo Secretário Nacional, Mário Jorge Silva, deslocou-se ao país para a realização de ações de solidariedade sindical e formativas, com o objetivo de concretizar os compromissos então assumidos.
Nos dias 26 e 27 de janeiro, procedeu-se à entrega formal de quatro computadores portáteis, oferta da FNE, sendo três destinados a estabelecimentos de ensino de São Tomé e Príncipe: o Jardim de Infância Pôr do Sol, em Neves, no distrito de Lembá; a Escola Secundária Maria Augusta, no distrito de Cantagalo; e a Escola Básica do 2.º ciclo de São João, em São Tomé. Estas ações foram acompanhadas pelo Secretário para as Relações Internacionais do SINPRESTEP, Gastão Ferreira.
Foi igualmente entregue um computador ao SINPRESTEP, destinado a apoiar o trabalho sindical e as ações de formação do Centro de Formação deste sindicato. Estes equipamentos foram ainda complementados com a oferta de pastas, webcams e ratos, disponibilizados pela empresa Microdiag - Laboratório de Anatomia Patológica, que se associou a esta iniciativa promovida pela FNE.
Durante a visita, houve também oportunidade de contactar com docentes da Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe e de visitar as instalações da Escola Secundária Professora Mariana Ruth Leal, em São Tomé, onde a delegação da FNE reuniu com a respetiva Diretora, contactou com professores e alunos e identificou algumas das principais necessidades da escola, nomeadamente a urgência de reforçar a biblioteca com livros e manuais escolares dos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade.
No último dia da deslocação, a delegação da FNE reuniu ainda com os delegados distritais e com a Direção do SINPRESTEP, para análise da situação político sindical e para a preparação de futuras ações conjuntas.
São Tomé, 28 de janeiro de 2026
____________________________________________________________________________________
Reportagem da Televisão Santomense sobre a presença da FNE
GALERIA DE FOTOS
Categorias
Destaques