Nuno Crato aponta caminhos para a escola na pós-pandemia
Webinários

Nuno Crato aponta caminhos para a escola na pós-pandemia

O Professor Catedrático Nuno Crato, Ministro da Educação e Ciência de 2011 a 2015, é o quinto orador convidado do ciclo de Webinários com ex-Ministros da Educação "Que caminhos para a escola na pós-pandemia", organizado pela Federação Nacional da Educação (FNE) e pelo Canal4 da AFIET (Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho), que vai decorrer no próximo dia 25 de março, pelas 17h00m, com moderação do Secretário-Geral da FNE, João Dias da Silva e António Pinho, Presidente da Direção do Sindicato Democrático dos Professores da Madeira (SDPM).

O ensino remoto de emergência está no centro do debate político-social. A pandemia de Covid-19 trouxe muitos desafios para a Escola atual e fez perceber a necessidade e urgência de criação de novos caminhos. Desde março de 2020 que têm sido muitas as dificuldades que professores, alunos, trabalhadores não docentes e pais têm enfrentado em todo o mundo, recorrendo muitas vezes a soluções tecnológicas de um modo disruptivo, que terão de ser trabalhadas de um modo mais consciente e mais elaborado de futuro.

Como podem as escolas promover o ensino a distância perante a diversidade de contextos socioeconómicos da população e da dificuldade de acesso de muitas famílias a recursos digitais para a educação a distância? Serão os desafios impostos pela pandemia de COVID-19 a oportunidade de criar as bases para a escola do futuro? Como gerir a possibilidade de introduzir os meios tecnológicos no ensino, mantendo a formação social e presença física do aluno como elemento primordial no ensino? Que mudanças devem ser implementadas na formação de professores? Como adaptar a escola do futuro aos recursos humanos e infraestruturas? Como incentivar a inovação no sistema educativo?

Num tempo de incertezas, em que se pede a colocação dos trabalhadores da educação na prioridade da vacinação, este pode ser o momento simbólico onde as respostas a estas e muitas outras questões permitem lançar os alicerces para uma escola mais inclusiva, mais sustentável, e mais preparada para as transições digital e verde, onde o aluno possa vir a responder melhor às necessidades e desafios do mundo atual e do porvir.

Inscreva-se e participe gratuitamente em: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_eZzhDWquSEGMQRFLtZwErw

Será enviado um certificado de presença aos participantes que acompanharam o webinário através da plataforma Zoom.


Orador
: Nuno Crato
Professor Catedrático de Matemática e Estatística na Universidade de Lisboa e cientista visitante no Centro de Investigação Europeu, JRC. O seu trabalho de investigação tem incidido em modelos probabilísticos e séries temporais com aplicações financeiras, biológicas e computacionais. Entre 2011 e 2015 foi Ministro da Educação e Ciência de Portugal. Marcou o seu mandato com o alargamento da escolaridade obrigatória de 9 para 12 anos, o reforço da avaliação de alunos, a introdução do Inglês obrigatório e das vias vocacionais. Foi presidente do centro de investigação Cemapre (2006-2010), da Sociedade Portuguesa de Matemática (2004-2010) e do Taguspark (2010-2011). Divulgador científico e interventor em educação tem livros publicados em várias línguas e países. Recebeu prémios da Sociedade Europeia de Matemática e da Comissão Europeia. Foi agraciado como Comendador e com o grau de Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Moderadores:
João Dias da Silva
- Secretário-Geral da FNE e Presidente da Direção da AFIET
António Pinho - Presidente da Direção do Sindicato Democrático dos Professores da Madeira (SDPM)

Voltar ao topo