José Abraão debate os desafios dos Sindicatos na pós-Pandemia
Webinários

José Abraão debate os desafios dos Sindicatos na pós-Pandemia

José Abraão, Secretário-Geral do SINTAP (Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública) e da FESAP (Federação de Sindicatos da Administração Pública) é o terceiro orador convidado do ciclo de Webinários com dirigentes sindicais "Desafios aos Sindicatos no pós-pandemia", organizado pela Federação Nacional da Educação (FNE) e pelo Canal4 da AFIET (Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho), que vai decorrer no próximo dia 29 de abril, pelas 17h00m, com moderação de Joaquim Santos.

A pandemia trouxe novos desafios e exigências para os Sindicatos. Em tempos de incerteza, que caminhos devem os trabalhadores e os seus representantes trilhar para ultrapassar os novos desafios que se abateram sobre o mundo do trabalho? A regulamentação do teletrabalho impôs-se mais afirmativamente na agenda de negociação e concertação sindical, desafiando uma dimensão coletiva do emprego, e obrigando os Sindicatos a reinventar a luta de proximidade junto dos trabalhadores. Mas esta crise pode também ser vista como uma oportunidade de fortalecimento do papel do sindicalismo, sempre em busca de respostas mais eficazes, por direitos, Liberdade, inclusão e justiça social.

Que pontos de contato relacionam o antes e o pós-pandemia? Qual será a capacidade dos Sindicatos para reinventarem a negociação coletiva? O espírito de mobilização e manifestação sindical nos locais de trabalho irá ficar limitado a um ativismo mais digital? Que compromissos deve o movimento sindical assumir neste novo paradigma, de forma que as reivindicações dos trabalhadores sejam de facto efetivadas?

Num momento em que se assiste ao agravamento do desemprego, da precariedade, da falta de proteção em novas formas de trabalho e da escassez de recursos, que caminhos de mobilização e representação social têm os representantes dos trabalhadores que cumprir para resistir à pressão de políticas que desvalorizam a negociação coletiva e o diálogo social?

Não perca esta e outras questões que vão a debate no próximo dia 29 de abril, às 17h00m.

Inscreva-se gratuitamente em: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_1I-fpDf2TPihkrZqBuJqDg

Será enviado um certificado de presença aos participantes que acompanharam o webinário através da plataforma Zoom


Orador
: José Abraão
Tirou o curso de auditor de defesa do Instituto de Defesa Nacional, tendo ingressado na Administração Pública (AP) em 1980, como técnico municipal na autarquia de Vila Real, de onde é natural. No ano de 2011, entra na Comissão Política Nacional do PS, no Conselho Consultivo do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e no Conselho Geral do Centro de Estudos Autárquicos. Com frequência universitária em Ciências da Comunicação, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, tornou-se membro da Assembleia Municipal de Vila Real em 1986. No final da década de 70, tornou-se dirigente do Sindicato dos Escritórios de Vila Real, na qual teve os primeiros contactos com a UGT, de que é Secretário Nacional. José Abraão é uma figura relevante na negociação de tudo quanto respeita à AP, em Portugal.

Moderador: Joaquim Santos
- Secretário Executivo Avocado da FNE, Vogal da Direção da AFIET e Secretário Nacional da UGT


Voltar ao topo