IV Dia Mundial do PAE celebrado com webinário "Pessoal de Apoio Educativo: Desafios e estratégias para o futuro"

11-5-2021

IV Dia Mundial do PAE celebrado com webinário
Pessoal de Apoio Educativo: Desafios e estratégias para o futuro é o título do webinário com que a FNE e os seus três sindicatos de trabalhadores da educação do norte, centro e sul e regiões autónomas (STAAEZN, STAAEZC e STAAESRA) comemoram a quarta edição do Dia Mundial do Pessoal de Apoio Educativo (PAE), instituído pela Internacional da Educação (IE) em 16 de maio de 2018.

O webinário da FNE decorre no dia 15 de maio do ano em curso, a partir das 15h00, e conta com a participação da Secretária de Estado da Educação, Inês Ramires, da Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Emília Brederode Santos, e da Secretária Regional da Educação da Região Autónoma dos Açores, Sofia Ribeiro.

Nesta celebração, e apesar da sistemática desvalorização do trabalho destes profissionais, bem pouco reconhecidos, a FNE vinca que não desiste de lutar pela justiça dos direitos do PAE, comumente designado, a nível global como o exército silencioso, a força invisível ou os heróis desconhecidos da educação. Seja qual for o futuro destes profissionais no universo educativo, com uma certeza podemos contar: a de que a FNE e os seus três sindicatos terão todo o orgulho em fazer parte das soluções e dos desafios que os esperam, na promoção de uma Educação de Qualidade para Todos.

A FNE releva, de qualquer maneira, que tem vindo a registar-se um crescente reconhecimento destes trabalhadores, de que é exemplo a recente Recomendação (nº 4/2020) aprovada pelo Conselho Nacional de Educação, sobre «A condição dos assistentes e dos técnicos especializados que integram as atividades educativas das escolas».

A FNE e os seus STAAE's participaram na reunião da IE que assinalou o primeiro Dia Mundial do Pessoal de Apoio Educativo, em 16 de maio de 2018, em Bruxelas, e organizou em Mafra, Portugal, um programa comemorativo especial na segunda edição de maio de 2019, que contou com a Vice-Secretária-Geral da IE, a norueguesa Haldis Holst, como oradora convidada. Em 2020 e devido à pandemia a comemoração decorreu online com um programa conjugado com as redes sociais.

O webinário deste ano será mais uma oportunidade para os STAAE's debaterem as suas reivindicações para o setor, assim como os maiores desafios que enfrentam hoje os técnicos superiores, assistentes técnicos e assistentes operacionais.

Inscreva-se gratuitamente em: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_KNF6EB4QS8eGEaNfrjVd6g

Será enviado um certificado de presença aos participantes que acompanharam o webinário através da plataforma Zoom.

PROGRAMA:

15h00 | SESSÃO DE ABERTURA
Jorge Santos - Presidente da FNE
Inês Ramires - Secretária de Estado da Educação

Maria Emília Brederode Santos - Presidente do Conselho Nacional de Educação
Moderadora: Rita Nogueira – Presidente do STAAEZN

Sofia Ribeiro - Secretária Regional da Educação da RA Açores
Moderadora: Cristina Ferreira - Presidente do STAAESRA

16h15 | PAINEL
Maria Emília Bigotte de Almeida - Professora Adjunta do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra
António Couceiro - Diretor do Agrupamento de Escola Eugénio Melo de Castro - Coimbra
António Ferreira - Técnico Superior da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Moderador: João Ramalho - Presidente do STAAEZC

17h00 | SESSÃO DE ENCERRAMENTO
Conclusões e recomendações
Rita Nogueira- Presidente do STAAEZN