Formação sobre Gestão de Conflitos: para que todos saiam a ganhar

31-1-2022

Formação sobre Gestão de Conflitos: para que todos saiam a ganhar

A FNE e a AFIET (Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho) promovem, no próximo dia 10 de fevereiro de 2022, o Webinário "Gestão de conflitos na escola". Os oradores convidados são Fernando Rodrigues Silva (Doutor em Educação e investigador), Dinis Saraiva (AE Infante D. Henrique - Viseu), Sandra Oliveira Dias (AE Póvoa de Lanhoso), João Paulo Leonardo (AE Passos Manuel - Lisboa), com moderação do Professor Doutor Rui Maia, do Centro de Formação da FNE.

A escola é um espaço de socialização por excelência, rodeada por diversas partes interessadas, donde podem emanar conflitos de várias índoles. Torna-se assim indispensável dotar os profissionais da educação com competências Win Win, que levem a saber lidar com as experiências de conflitos através de um estilo de colaboração, gerador de um alto grau de cooperação e assertividade.

Como compreender e integrar o conflito num paradigma mais positivo? De que modo contribuir para a minimização de casos em contexto educativo? Como evitar a escalada do conflito? Que técnicas de avaliação e negociação devem ser utilizadas? Ou como identificar vantagens e desvantagens das diferentes abordagens do conflito? E como lidar com os vários estilos comunicacionais?

O objetivo deste webinário é o de procurar respostas para aquelas questões, levando os profissionais da educação a adotar uma atitude mais consciente e técnicas de comunicação e negociação, facilitadoras da gestão de conflitos em contexto escolar.

Inscreva-se aqui para o webinário: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_iNn4NZTnRoC7ZP9wAhLJCA

Será enviado um certificado de presença aos participantes que acompanharem o webinário através da plataforma Zoom.

Oradores

FERNANDO RODRIGUES SILVA
Doutor em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), Mestre em Administração e Planeamento em Educação, pela Universidade Portucalense, Parte Curricular do Mestrado em Ensino de Economia e licenciado pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Lecionou mais de 30 anos letivos no ensino público e privado e está presentemente aposentado. Autor e coautor de vários artigos em revistas científicas e de diversos livros didáticos publicados na área de Economia do ensino secundário. Tem experiência em orientação de formação avançada e é mentor de alunos de licenciatura e mestrado da FEP. É formador creditado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua. É investigador colaborador no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (ULHT) e da Comunidade de Prática de Investigação, Identidades, Democracia, Escola, Administração e Formação, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Consulte o documento -  Fernando Rodrigues da Silva - Introduçao e Objetivos

DINIS SARAIVA

Diretor do Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique – Viseu, concluiu o Curso de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, em 20 de fevereiro de 2006, na Universidade Portucalense, no Porto. Entre 2013 e 2021, foi Coordenador da Escola Básica D. Luís de Loureiro e entre 2002 e 2012 foi Presidente do Conselho Diretivo/ Comissão Provisória/ Conselho Executivo/ Diretor do Agrupamento de Escolas de Campo de Besteiros, distrito de Viseu. É membro da Comissão Alargada da CPCJ de Viseu desde 2018.

Dinis Saraiva concluiu a Licenciatura em Ensino na Variante de Matemática / Ciências da Natureza, em junho de 1989, na Escola Superior de Educação de Viseu. Possui igualmente um Diploma de Estudos Superiores Especializados em Administração Escolar, concluído em junho de 1998, no ISET – Instituto Superior de Educação e Trabalho, no Porto. Detém também um Curso de Especialização em Orientação Educativa – Direção de Turma, concluída em dezembro de 1989, na Escola Superior de Educação de Viseu.

SANDRA OLIVEIRA DIAS

Licenciada em Ensino de Matemática, pela Universidade do Minho e Mestre em Engenharia Biomédica, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Docente de Matemática do Quadro do Agrupamento Dr. Machado de Matos, em Felgueiras. Atualmente é Adjunta da Direção do Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso. Sandra de Oliveira Dias é membro do Conselho Geral da FNE.

JOÃO PAULO LEONARDO

Diretor do Agrupamento de Escolas Passos Manuel, em Lisboa, desde 2009. Mestre em Administração e Gestão Educacional pela Universidade Aberta, em 2006. Pós-graduado em Gestão de Conflitos, na Red-Apple. Licenciado em Biologia, Ramo de Formação Educacional, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade de Coimbra. Professor de Biologia do Agrupamento de Escolas Passos Manuel.

RUI MAIA

Doutor em Sociologia, Mestre em História das Populações e Licenciado em História. É Professor Associado Convidado da Universidade Fernando Pessoa, Porto. Os seus principais domínios de investigação incluem demografia, sociologia, segurança alimentar, meio ambiente e tratamento, análise e crítica de fontes, com produção científica traduzida em diversas publicações.