Prazo para a conclusão de doutoramentos estará no topo da agenda
Está agendada para o próximo dia 5 de março uma reunião entre a FNE e o secretário de Estado do Ensino Superior para tratar uma série de matérias relativas a este nível de ensino e ao seu futuro.
Contudo, no topo da agenda deste encontro estará a necessidade de alargamento do prazo de conclusão de doutoramentos para docentes a lecionar atualmente em diversas instituições de ensino superior, para efeitos de acesso à carreira. A FNE irá alertar para o facto de em várias situações não terem sido facultados os apoios necessários e previstos na lei para que os docentes pudessem terminar o processo de doutoramento dentro dos prazos previstos.
Considerando evidente que estes professores não podem ser prejudicados e impedidos de continuarem a lecionar nas instituições de ensino superior, onde são estritamente indispensáveis a FNE irá nesta reunião sensibilizar o MEC no sentido de ser encontrada uma solução que permita ultrapassar este obstáculo. A FNE considera que o prazo previsto para a conclusão destes doutoramentos deve ser alargado.
Naturalmente esta reunião será aproveitada para tratar de outras questões relativas ao futuro do ensino superior nomeadamente, as que dizem respeito ao seu funcionamento e financiamento.