SPCL entregou carta aberta a Passos Coelho

27-10-2014

SPCL entregou carta aberta a Passos Coelho

O Sindicato dos Professores das Comunidades Lusíadas (SPCL), membro da FNE, dirigiu uma carta aberta a Pedro Passos Coelho, por altura da visita oficial do primeiro-ministro ao Luxemburgo.

Segundo o Sindicato dos Professores nas Comunidades Lusíadas (SPCL), o primeiro-ministro conheceu o exemplo de um curso do ensino integrado, em que os alunos frequentam as aulas gratuitamente dentro do horário escolar normal e nas instalações das próprias escolas, tendo as turmas entre oito a dez estudantes, “todos do mesmo nível etário e do mesmo nível de escolaridade”.

Nos cursos do ensino integrado “reina uma muito aceitável qualidade de ensino” e os alunos, “por razões que nunca foram apresentadas explicitamente”, não pagam propinas, consideram os docentes, que sublinham que estes correspondem a “uma parcela mínima” do ensino do português no estrangeiro (EPE).

Diferente é a situação dos cursos do ensino paralelo, em países como o Luxemburgo, Alemanha, Suíça e Reino Unido, onde há “péssimas condições”, diz a carta aberta.

Quanto aos professores, o sindicato afirma estarem “sobrecarregados, cansados das longas deslocações entre escolas e esgotados pela preparação diária de aulas para quatro, cinco ou mais níveis escolares diferentes”, além de serem obrigados a tratar das inscrições e pagamentos dos alunos e de se verem forçados a garantir um número mínimo de alunos para não perderem os postos de trabalho.

> Carta Aberta -  PDF