SDPSUL celebrou 40º aniversário com Conferência em Évora

21-2-2026

SDPSUL celebrou 40º aniversário com Conferência em Évora
No âmbito das celebrações do seu 40° aniversário, o SDPSUL realizou esta 6a feira, 20 fevereiro, um Seminário com o tema "Carreira Docente – valorização precisa-se”, que decorreu no Évora Hotel, em Évora.



A sessão de abertura, em que foram abordadas as questões de natureza politico/sindical do momento, de valorização e dignificação da carreira docente, esteve a cargo da Presidente do SDPSUL, Josefa Lopes, num evento que contou também com as presenças do Secretário-Geral da FNE, Pedro Barreiros e do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre. 

O painel de oradores teve ainda as presenças dos Professores Bravo Nico, da Universidade de Évora e Carlos Ceia, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

O Sindicato Democrático dos Professores do Sul foi criado a 31 de janeiro de 1986, usa a sigla de SDP Sul e abrange a área geográfica do Alentejo e Algarve. Tem sede em Évora e delegações em Faro, Beja e Portalegre. Após a sua criação tornou-se um dos sindicatos membros da Federação Nacional dos Sindicatos de Professores (FNSP), que ao abranger em 1989, mais sindicatos ligados à educação, passou a designar-se Federação Nacional de Educação (FNE).

Atento às necessidades dos seus sócios o SDPSul dedicou-se à Formação Contínua de Professores, criando o seu Centro de Formação em 1993 (acreditado pelo Conselho Científico - Pedagógico da Formação Contínua), procurando realizar formação que vá ao encontro dos interesses e necessidades dos seus sócios.