UNICEF Portugal lança campanha de sensibilização para proteger crianças no digital

22-4-2025

UNICEF Portugal lança campanha de sensibilização para proteger crianças no digital

"Segurança na rede: Rede de segurança":

UNICEF Portugal lança campanha de sensibilização para proteger crianças no digital com apoio da AXA
A iniciativa pretende sensibilizar famílias para riscos da internet e partilhar recomendações de segurança
para crianças e jovens.

LISBOA, 21 de abril de 2025 – A UNICEF Portugal, com o apoio da AXA, lança uma nova campanha de sensibilização dedicada à promoção de um ambiente digital mais seguro para crianças e jovens. Sob o mote "Segurança na Rede: Rede de Segurança", a campanha convida famílias, educadores e sociedade civil a refletirem sobre os riscos associados ao uso da internet e a adotarem práticas que reforcem a proteção online de crianças e adolescentes.

A campanha parte de uma questão central: estamos a preparar, verdadeiramente, as crianças para estarem seguras online, ou apenas a restringir o seu acesso ao mundo digital? A iniciativa pretende contribuir para uma resposta equilibrada, reconhecendo que, embora os desafios enfrentados pelas novas gerações sejam diferentes dos do passado, as suas necessidades essenciais permanecem. Num cenário cada vez mais digital, é fundamental dotar as crianças de competências tecnológicas, enquanto se garante orientação, segurança e um ambiente que promova o seu bem-estar e desenvolvimento saudável.

Beatriz Imperatori, Diretora Executiva da UNICEF Portugal, explica que "o mundo digital continua amplamente desregulado e raramente tem em conta o superior interesse das crianças, o que facilita a disseminação de conteúdos perigosos". "De acordo com a Comissão Europeia, em Portugal, cerca de 91% das famílias têm acesso à internet em casa, mas apenas 56% tem um nível de literacia digital básico ou superior", refere, alertando que "é fundamental apoiar os pais para que possam acompanhar os filhos e que saibam equilibrar o tempo que passam online e fora da internet. O papel das escolas é crucial também na sensibilização, educação e desenvolvimento do pensamento crítico tanto das crianças e jovens, como das suas famílias".

Crianças e adolescentes não estão sozinhos na internet e o papel dos pais é basilar na criação de uma rede de segurança digital, próxima e de confiança. Ao promoverem um diálogo aberto e atento, os pais têm a oportunidade de incentivar os filhos a utilizar a tecnologia de forma responsável e segura. O papel das escolas destaca-se na promoção da literacia digital e do direito à participação, na proteção e no seu desenvolvimento enquanto cidadãos. As crianças devem aprender a utilizar a tecnologia com empatia, com respeito pela privacidade e pelos outros, e com consciência dos seus próprios direitos e responsabilidades.

A Diretora Executiva da UNICEF Portugal alerta, ainda, para o facto  de "cerca de 75% das crianças dos 9 aos 17 anos usam a internet diariamente para comunicar com familiares e amigos, ou para ir às redes sociais". "Apenas 1/4 usa a internet para ler notícias ou fazer trabalhos de casa", refere, reforçando a "necessidade urgente de regulação, educação e sensibilização". "O conhecimento é fundamental para a prevenção, e a evidência demonstra que os pais sabem menos sobre internet do que os filhos", conclui.

Arnaud Tanguy, Group Chief Security Officer da AXA Group Operations, e patrocinador do projeto CyberVengers, afirma: "A concretização da parceria entre a AXA e a UNICEF Portugal, desenhada com o intuito de sensibilizar ativamente os mais jovens sobre os riscos cibernéticos, ilustra o compromisso da AXA em desempenhar o seu papel como uma Seguradora responsável na proteção dos jovens contra os perigos online. A nossa iniciativa Cybervengers destaca-se pela sua banda desenhada educativa que aborda de forma envolvente temas críticos como o phishing, a dependência online e o assédio. Juntos, com o apoio de todos os atores, incluindo pais, professores e cuidadores, estamos a trabalhar concretamente para incutir práticas digitais mais seguras na próxima geração."

A campanha inclui o lançamento do podcast "Segurança na Rede" — uma produção da UNICEF Portugal, em parceria com a AXA e com o apoio do jornal Público. Composto por cinco episódios semanais, o podcast estreia a 21 de abril, Dia Nacional de Sensibilização sobre o Cyberbullying, e decorre até 19 de maio.

Através de diferentes vozes e perspetivas, a série aborda o papel da família, da escola, da sociedade e das organizações na construção de um ambiente digital mais seguro para crianças e jovens.

O podcast reúne vozes como as do pediatra Hugo Rodrigues, do psicólogo Celso Costa, da diretora executiva da UNICEF Portugal Beatriz Imperatori, da jovem Leonor, da mãe e profissional Vera Oliveira, e de Pedro Botelho, da AXA Group Operations. Através das suas perspetivas e experiências, os episódios promovem a reflexão sobre os desafios do mundo digital e reforçam o papel essencial de famílias, educadores e empresas na construção de uma internet mais segura para crianças e jovens.

Além do podcast, a iniciativa disponibiliza online um conjunto de recomendações práticas, dicas e recursos pedagógicos dirigidos a famílias, educadores e profissionais, com o objetivo de apoiar a construção de uma experiência digital mais segura, consciente e equilibrada. Entre esses recursos destaca-se a série de banda desenhada Cybervengers by AXA, que sensibiliza os mais jovens para os riscos online através de histórias interativas e acessíveis.

 Mais informações e conteúdos estão disponíveis Aqui