FNE em Barcelona para debater Educação e Formação Vocacional

13-4-2015

FNE em Barcelona para debater Educação e Formação Vocacional

Objetivo é melhorar competências de professores e formadores

FNE EM BARCELONA PARA DEBATER
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO VOCACIONAL

A FNE vai participar no programa de formação “Melhorar as Competências de Professores e Formadores de Educação e Formação Vocacional (EFV)”, organizado pelo Comité Sindical Europeu da Educação - CSEE e pelo Instituto Sindical Europeu - ETUI, e que vai decorrer entre 15 e 17 deste mês, em Barcelona, Espanha.

A abertura deste programa cabe à portuguesa Gabriela Portela, do ETUI, e a Martin Rømer, diretor do CSEE, que vão ser seguidos por uma apresentação sobre “Iniciativas Europeias na EFV: Sindicatos de Professores pela EFV e a Aliança Europeia pelos Cursos de Aprendizagem”, a cargo de Agnes Roman (CSEE). No final da manhã, Maria Todorova, da Comissão Europeia (CE), apresenta uma comunicação sobre “O Desenvolvimento Profissional de Formadores de EFV e a Conclusão do Conselho sobre Educação de Professores”.

Na parte da tarde os participantes vão trabalhar em grupo sobre os desafios para professores e formadores dos cursos de aprendizagem, como melhorar as competências de professores, formadores mentores e técnicos, além de como melhorar a cooperação com atores nacionais, ou seja, aprimorar o diálogo social com os ministros, parcerias com empresas, escolas, pais e com outros sindicatos.

O programa do segundo dia inclui a participação de Sigve Bjorstad, da CE, que abordará o tema do envolvimento de ministros e da indústria nos cursos de aprendizagem e prosseguirá com dois altos quadros da Nestlé, que falarão sobre “O Sistema Espanhol de EFV – e o Sistema dos Cursos de Aprendizagem da Nestlé”. A tarde do dia 16 será preenchida com uma visita a uma empresa de Girona, para se ficar com uma visão interna sobre o papel das empresas na EFV, a preparação dos professores, formadores e monitores para receberem um número crescente de alunos neste tipo de ensino e para se debaterem os benefícios das iniciativas desta empresa para o sistema de EFV, escolas, alunos e outras empresas.

No dia 17, um painel sindical debaterá a implementação da Aliança Europeia para os Cursos de Aprendizagem, terminando este programa de formação com uma avaliação à visita do dia anterior e com a avaliação final dos três dias de trabalho. A representação da FNE está a cargo de Joaquim Santos.