FNE assinou compromisso em prol das aprendizagens

25-6-2015

FNE assinou compromisso em prol das aprendizagens
A FNE foi uma das cinco organizações sindicais europeias filiadas no CSEE (Comité Sindical Europeu da Educação) a assinar, no passado dia 22 de junho, na Biblioteca Nacional da Letónia, em Riga, um "Compromisso" com a iniciativa da Comissão Europeia (CE) "Aliança pelas Aprendizagens", juntando-se assim a oito outras organizações sindicais da Alemanha, França, Holanda, Lituânia, Malta, Polónia e Reino Unido que o já haviam feito em 2013. Aquele Comité congratula os sindicatos de professores e todos os demais, desejando-lhes o maior sucesso para atingirem os seus objetivos na melhoria da aprendizagem na Europa, através de um diálogo social eficaz.

A reunião, dividida entre manhã e tarde, juntou a Presidência da Letónia, ministros da União Europeia responsáveis pela Educação e Formação Vocacional (em inglês: VET), a Comissão Europeia e parceiros sociais intersetoriais europeus, que definiram as "Conclusões de Riga", como um novo conjunto de prioridades para melhorar a Educação e Formação Vocacional para o período de 2015-2020. O CSEE saúda e apoia estes compromissos, que visam melhorar a educação e formação profissional na Europa, com especial enfoque na melhoria do desenvolvimento profissional inicial e contínuo de professores, formadores e tutores do ensino vocacional, tanto na escola como em contexto de trabalho.

No âmbito deste evento, o CSEE e a Federação Europeia de Empregadores da Educação (EFEE) assinaram um compromisso para melhorar ações conjuntas e individuais no sentido de melhorar a atratividade, a imagem e a qualidade do ensino e da aprendizagem da Educação e Formação Vocacional, melhorar o diálogo social sobre esta questão a nível europeu e nacional e, por último, desenvolver sinergias na cooperação entre escolas e empresas, na organização e garantia de uma aprendizagem de qualidade.

A convite da CE, a delegação da FNE a este evento foi constituída por Joaquim Santos e por Hugo Soares Gonçalves, de 17 anos, finalista do Curso Profissional Técnico de Energias Renováveis, na Escola Profissional de Aveiro, com participações no Projeto Europeu SOS WATER, 2ª mobilidade, em 2014, na Turquia, no Campeonato Nacional das Profissões (Skills Portugal 2014) na categoria de Técnico de Energias Renováveis, tendo obtido o 1º lugar e no Projeto Europeu SOS WATER, 5ª mobilidade, que decorreu este ano em Itália. Numa cerimónia largamente participada, e vestindo uma T-Shirt verde alusiva ao evento, Hugo Gonçalves subiu ao palco com Joaquim Santos, quando foi da assinatura digitalizada do "Compromisso" pela FNE.

Com esta assinatura, a FNE compromete-se, a partir de agora, a olhar para os cursos de aprendizagem com um olhar ainda mais estratégico, acreditando que estes cursos abrem caminhos para um emprego mais pleno, contribuindo para ultrapassar as difíceis barreiras de entrada dos jovens no mercado de trabalho.