Europa debateu igualdade de género

26-9-2012

Europa debateu igualdade de género

Nos dias 11 e 12 de Setembro, a FNE, representada por Alexandre Dias, esteve presente em Varsóvia numa conferência subordinada ao tema “Desafiar os estereótipos de género na educação e a segregação de género no mercado de trabalho”, no âmbito do Comité sindical Europeu de Educação (CSEE).

A conferência foi o culminar de um projeto com o mesmo nome que pretendia explorar ao máximo a capacidade do setor da educação no sentido de vencer a discriminação de género no local de trabalho e promover a igualdade na profissão docente e, ao mesmo tempo, potenciar a mudança de mentalidade nos alunos na altura de escolher a carreira a seguir.

Pretendia ainda dotar os professores e os sindicatos com o conhecimento essencial para promover a igualdade de género na educação e, consequentemente, na sociedade como um todo. Os participantes debateram o tema e refletiram sobre as estratégias a usar em contexto nacional para promoverem uma educação sensível às questões de género e à sua inclusão nas atividades educativas.

No evento, foram ainda analisados e aprovados alguns princípios que serão a base de um documento onde os sindicatos da educação afirmam e definem a forma como procederão no processo de mitigar e resolver os problemas ligados aos estereótipos de género nos acordos coletivos e na sua ação diária.