Dirigentes sindicais de todo o mundo celebraram 20 anos da Internacional da Educação

29-1-2013

No final da tarde do dia 27 de janeiro, decorreu em Londres uma sessão evocativa do vigésimo aniversário da Internacional da Educação.

Estiveram presentes dezenas de dirigentes de organizações sindicais de todo o mundo, incluindo alguns dos que em 1993, em Estocolmo, participaram no congresso constituinte desta federação sindical mundial que integra hoje organizações sindicais que representam milhões de Trabalhadores da educação em todo o mundo.

Susan Hopgood, a atual presidente, abriu a sessão, evocando a dimensão histórica do acontecimento, referindo os que antes dela desempenharam idênticas funções.

Fred Van Leuwen, o secretário geral, hoje e na altura da constituição da IE, sublinhou o enorme esforço de afirmação da importância política da IE, que se tem traduzido na sua participação junto das mais importantes instâncias decisórias em todo o mundo, como aconteceu ainda recentemente quando foi convidada pelo secretário geral das Nações Unidas para integrar um grupo restrito de responsáveis das mais importantes agências da ONU para o debate e a definição de estratégias para a educação do futuro.

Mas Fred Van Leuwen referiu que ainda há importante trabalho político a realizar, particularmente ao nível do reforço da unidade sindical e ainda ao nível a aproximação da IE em relação a cada um dos trabalhadores da educação em concreto, que devem assumir assumir a importância da IE para a sua dignificação profissional.

Esta celebração de aniversário antecede dois dias de trabalho sob o lema "definir a educação para o interesse público" em que participam mais de cem dirigentes sindicais de todo o mundo.

arrowfne Folha informativa

20anos IE 1 20anos IE 2 20anos IE 3