Delegação da FNE ruma a Otava para o 7º Congresso da IE

16-7-2015

Delegação da FNE ruma a Otava para o 7º Congresso da IE
Uma delegação da FNE constituída pelo seu secretário-geral, João Dias da Silva, pela vice-secretária-geral, Lucinda Dâmaso e por Alexandre Dias, responsável pelo departamento internacional da FNE participam, entre os dias 21 e 26 de julho, no 7º Congresso Mundial da Internacional da Educação (IE), que se realiza em Otava, no Canadá.

Quase duas mil pessoas rumam a Otava para participar neste congresso que acontece a cada quatro anos.

Os mais de mil representantes das organizações sindicais debaterão os grandes temas e problemas ligados à educação e estabelecerão as estratégias da Internacional da Educação para os próximos anos.

As atividades pré congresso terão início no dia 19 de julho e centrar-se-ão nos temas da diversidade de género e das minorias étnicas.
No dia 20 serão organizadas sessões de trabalho sobre o ensino superior, sobre justiça tributária e sobre qualidade do emprego.
O dia 21 é dedicado ao tema da igualdade de género, ao papel da igualdade de género na escola, na qualidade de trabalho e de emprego dos professores e na formação das mulheres para assumirem papéis de liderança nas organizações. No final deste dia será efetuada a sessão oficial de abertura do Congresso.
O dia 22 é dedicado à gestão do congresso. Os grupos responsáveis pelo congresso estabelecerão os seus processos de trabalho e, ao final do dia, haverá a reunião de cada uma das regiões que compõem a IE. A zona de exposição organizada pelas diferentes organizações abrirá também as portas, permitindo aos congressistas uma troca de experiências sobre a forma como se organizam e desenvolvem a sua atividade sindical a nível nacional.
O dia 23 será dedicado a diferentes temas a serem debatidos em grupos de trabalho. Liderança de qualidade, emprego e condições de trabalho, resposta à privatização e à mercantilização da educação, o papel dos jovens nas organizações, a segurança e proteção no trabalho, a promoção de direitos para todos e as prioridades para os próximos anos serão o conteúdos para um debate sobre as diferentes visões sindicais nestas áreas.
Os dias 24,25 e 26 serão preenchidos com as sessões plenárias onde se debaterão os documentos do congresso e se procederá a todas as atividades de eleição dos corpos da IE bem como ao debate e aprovação dos documentos do Congresso.
Dada a enorme diversidade de encontros, reuniões de trabalho e de decisões a tomar prevê-se uma troca frutífera de conhecimentos e experiências entre os representantes das várias organizações presentes.