FNE em Otava com agenda preenchida

22-7-2015

FNE em Otava com agenda preenchida
A delegação da FNE já está em Otava, no Canadá, onde participa até 26 de julho no 7º congresso da Internacional da Educação. Este ano o congresso vai debater 45 resoluções e uma proposta de orientação política sobre direitos humanos e sindicais. Para além destas propostas, o Congresso debate 5 adendas ao documento de política educativa aprovado no Congresso de 2011, realizado na Cidade do Cabo. Também serão tratadas algumas questões de organização interna, que vão introduzir ajustamentos aos Estatutos, estando ainda para debate a proposta de Programa e de Orçamento para o quadriénio de 2016 a 2019. Os trabalhos do Congresso vão incluir também as eleições do presidente, do secretário-geral e do Secretariado Executivo.

Susan Hopgood, da Austrália, continuará como presidente e Fred van Leewen, da Holanda, manterá o posto de Secretário-Geral, que ocupa desde a fundação da IE em 1994. Quanto a vice presidências, Roberto Franklin de Leão (Brasil - CNTE) assumirá um dos cinco lugares em eleição, sendo que no caso da Europa a eleição recairá sobre Marlis Tepe (GEW - Alemanha).

O dia 20 e parte do dia 21 foram ocupados com várias reuniões temáticas, desde a análise de métodos de dinamização e informação, até às questões do ensino superior ou da igualdade de género, realizando-se também uma assembleia geral da Rede "Educação e Solidariedade" (que a MGEN integra).

A sessão de abertura oficial do Congresso teve lugar às 17h do dia 21 de julho.

FNE realiza reuniões à margem do Congresso

Antes da abertura do 7º congresso da Internacional da Educação, a delegação da FNE contactou com delegados de várias organizações, tendo realizado um primeiro contacto com a delegação da UNSA Education - França, para discutir questões de cooperação bilateral em vários domínios, quer de organização da IE e do CSEE, quer na difusão da lusofonia e da francofonia.

Ao princípio da tarde, a delegação da FNE reuniu com o presidente da MGEN - a mútua que através da sua delegação em Portugal estabeleceu um protocolo para disponibilização de um seguro de saúde aos trabalhadores da Educação membros dos sindicatos da FNE -, e outros membros da rede "Educação e Solidariedade" que agrupa sindicatos e ONG da Educação para ações de natureza social.

Este encontro de trabalho iniciou-se com a apreciação genérica da situação social em Portugal e em França, tendo sido evidenciados os efeitos sociais desastrosos das políticas austeritárias que marcaram os últimos anos e que continuam a afetar grandemente os trabalhadores portugueses e franceses.

Seguidamente, foi feita a análise da forma como se está a desenvolver a campanha de Saúde que a FNE está a desenvolver com o apoio da MGEN e que terá a sua conclusão num seminário internacional que vai decorrer no Porto no dia 4 de dezembro e no qual o presidente da MGEN estará presente.

Foram também apreciadas formas de cooperação e parcerias futuras, no âmbito da prevenção da saúde em contexto laboral, e que se traduzirão em ações que serão desenvolvidas logo a partir do início de 2016.

Finalmente, foi feito o balanço das formas de intervenção conjunta com vista à divulgação da parceria estabelecida entre a MGEN e a FNE, tendo em linha de conta os objetivos pretendidos por ambas as organizações.