22-7-2015
Relacionados
Susan Hopgood, da Austrália, continuará como presidente e Fred van Leewen, da Holanda, manterá o posto de Secretário-Geral, que ocupa desde a fundação da IE em 1994. Quanto a vice presidências, Roberto Franklin de Leão (Brasil - CNTE) assumirá um dos cinco lugares em eleição, sendo que no caso da Europa a eleição recairá sobre Marlis Tepe (GEW - Alemanha).
O dia 20 e parte do dia 21 foram ocupados com várias reuniões temáticas, desde a análise de métodos de dinamização e informação, até às questões do ensino superior ou da igualdade de género, realizando-se também uma assembleia geral da Rede "Educação e Solidariedade" (que a MGEN integra).
A sessão de abertura oficial do Congresso teve lugar às 17h do dia 21 de julho.
FNE realiza reuniões à margem do Congresso
Antes da abertura do 7º congresso da Internacional da Educação, a delegação da FNE contactou com delegados de várias organizações, tendo realizado um primeiro contacto com a delegação da UNSA Education - França, para discutir questões de cooperação bilateral em vários domínios, quer de organização da IE e do CSEE, quer na difusão da lusofonia e da francofonia.
Ao princípio da tarde, a delegação da FNE reuniu com o presidente da MGEN - a mútua que através da sua delegação em Portugal estabeleceu um protocolo para disponibilização de um seguro de saúde aos trabalhadores da Educação membros dos sindicatos da FNE -, e outros membros da rede "Educação e Solidariedade" que agrupa sindicatos e ONG da Educação para ações de natureza social.
Este encontro de trabalho iniciou-se com a apreciação genérica da situação social em Portugal e em França, tendo sido evidenciados os efeitos sociais desastrosos das políticas austeritárias que marcaram os últimos anos e que continuam a afetar grandemente os trabalhadores portugueses e franceses.
Seguidamente, foi feita a análise da forma como se está a desenvolver a campanha de Saúde que a FNE está a desenvolver com o apoio da MGEN e que terá a sua conclusão num seminário internacional que vai decorrer no Porto no dia 4 de dezembro e no qual o presidente da MGEN estará presente.
Foram também apreciadas formas de cooperação e parcerias futuras, no âmbito da prevenção da saúde em contexto laboral, e que se traduzirão em ações que serão desenvolvidas logo a partir do início de 2016.
Finalmente, foi feito o balanço das formas de intervenção conjunta com vista à divulgação da parceria estabelecida entre a MGEN e a FNE, tendo em linha de conta os objetivos pretendidos por ambas as organizações.
Categorias
Destaques