15-12-2021
Relacionados
A Federação Nacional da Educação (FNE) reúne amanhã, quinta-feira, 16 de dezembro, pelas 11h00, com o Coordenador Nacional do PSD para a área da Educação, David Justino, na Sede do partido, na Rua de S. Caetano à Lapa, 9, em Lisboa e às 14h00, com o diretor do Gabinete de Estudos do PS, Porfírio Silva, na Assembleia da República.
A delegação da FNE, que vai incluir o Secretário-Geral, João Dias da Silva, pretende desta forma entregar a cada um dos partidos um exemplar do seu “Roteiro para a Legislatura 2022 – 2026”, com os problemas e propostas da federação para os próximos quatro anos de governação.
Através daquele roteiro, a FNE manifesta a sua total disponibilidade para o diálogo, partilha de opinião e de expetativas em relação ao desenvolvimento das políticas educativas e das condições de trabalho de todos os profissionais da educação nas escolas na próxima legislatura.
A marcação de eleições legislativas para o próximo dia 30 de janeiro impõe que se realize proximamente uma campanha eleitoral, durante a qual os Partidos Políticos deverão apresentar os seus manifestos eleitorais, assumindo por essa via compromissos em relação à sua ação política futura, durante a Legislatura, quer apoiem o Governo que resultar destas eleições, quer se coloquem em situação de Oposição.
As reuniões com o PSD e PS inserem-se num conjunto de iniciativas que a FNE pretende levar a cabo com os Partidos políticos representados na Assembleia da República, de forma a apresentar a todos o “Roteiro para a Legislatura 2022-2026”, com o qual espera desbloquear os vários desafios existentes no sistema educativo, envolvendo alunos, educadores, professores e trabalhadores não docentes.
No Roteiro a FNE destaca as suas maiores preocupações relativas às políticas de Educação que o futuro Governo tem que ter em conta e demonstra a sua disponibilidade para um diálogo sério, efetivo e regular, que permita ultrapassar os grandes constrangimentos do setor. O documento apela também a uma maior participação das organizações sindicais no processo de decisão, destacando a valorização do diálogo e da concertação social como forma decisiva de valorização das próprias carreiras de todos os profissionais da educação.
No quadro desta iniciativa, o Secretário-Geral da FNE estará disponível para prestar declarações aos Órgãos de Comunicação Social em ambos os locais.
Porto, 15 de dezembro de 2021
A Comissão Executiva da FNE
Categorias
Destaques