FNE reúne com a DGAE sobre concursos

11-5-2015

FNE reúne com a DGAE sobre concursos
Na sequência do pedido de reunião enviado pela FNE ao Ministério da Educação e Ciência, no sentido de obter esclarecimentos relativamente às injustiças verificadas após a publicação das listas graduadas de candidatos aos concursos para 2015/2016, a FNE informa que, no quadro dos problemas detetados, reúne esta terça - feira, dia 12 de maio, na Direção Geral da Administração Escolar (DGAE) para tratar desta questão.

Recorde-se que assim que foram conhecidos os resultados, a FNE alertou para as injustiças que a introdução da designada "norma-travão" introduziu na operacionalização destes concursos, quer entre docentes contratados, quer em relação aos docentes dos quadros.

A FNE sempre manifestou o desejo de que o processo de concursos de docentes constitua um fator de segurança e estabilidade para o sistema educativo e particularmente para os profissionais que por ele são envolvidos.

Nesse sentido, a mais recente revisão do diploma não conseguiu obter a concordância da FNE, em função das opções do MEC, em derminadas matérias que para nós eram essenciais. A divulgação, no passado mês de abril, das listas graduadas de candidatos veio confirmar as nossas discordâncias em relação às opções constantes da legislação e aos efeitos que elas provocam.