FNE na reunião do Comité do CSEE em Bruxelas

8-10-2018

FNE na reunião do Comité do CSEE em Bruxelas
A FNE participa hoje e amanhã (8 e 9 de outubro de 2018) na segunda reunião bianual do Comité do CSEE (Comité Sindical Europeu da Educação), em Bruxelas, representando todos os sindicatos da educação portugueses desta organização.

Desta reunião constam temas relacionados com a estrutura do CSEE e com tomadas de decisão relativas às estratégias e projetos a desenvolver. Em discussão estão também questões estatutárias referentes à participação das organizações do CSEE nas estruturas da IE (Internacional da Educação) e os relatórios dos grupos de trabalho do ensino superior, do Comité de mulheres, do grupo de trabalho sobre a igualdade, do Comité consultivo para a educação e do grupo que prepara a conferência especial, a realizar no final do próximo novembro em Atenas.

Fazem ainda parte desta reunião temas que estão em debate ao nível das negociações com a EU (prioridades da presidência Austríaca), o regulamento do programa ERASMUS 2021-2027, ou o programa HORIZONTE Europa, entre outros. Em discussão estão ainda documentos de trabalho ainda em fase de construção, relacionados com o Diálogo Social Europeu para a educação, governança económica, educação e comércio, solidariedade e contribuições para as estruturas e decisões do Comité Executivo da Confederação Europeia de Sindicatos (CES), relativamente à educação.

A aprovação da agenda e das planificações de trabalho, bem como os aspetos financeiros e os projetos a desenvolver durante o próximo ano, fazem ainda parte da ordem de trabalhos. A FNE está representada no Comité do CSEE por Alexandre Dias.