Professores na Suiça em greve no dia 20 de junho

18-6-2015

Professores na Suiça em greve no dia 20 de junho
O Sindicato dos Professores nas Comunidades Lusíadas (SPCL) decretou greve dos professores de Ensino de Português no Estrangeiro (EPE) na Suíça para toda a atividade a desenvolver pelos docentes, no próximo sábado, dia 20 de junho.

O SPCL fundamenta a marcação desta greve com o facto de os professores na Suíça receberem atualmente vencimentos inferiores aos auferidos em 1984, portanto, há 31 anos e de a aplicação da correção cambial não trazer, na prática, nenhuma melhoria salarial aceitável aos professores em questão.

O SPCL tem por várias vezes os responsáveis para o que se está a passar com os professores do EPE na Suíça e que a tabela onde constam os fatores de correção cambial, aprovada em conselho de ministros no passado dia 14 de maio, na qual se encontra estipulada uma correção de 11% para a Suíça, não resolve a situação, visto que cerca de 42% do total ilíquido previsto será absorvido pela tributação obrigatória, assim como pelo câmbio desfavorável em si, visto que os vencimentos dos professores são em euros e não em francos suíços.

De acordo com o sindicato a greve do dia 20 significa que os professores na Suíça vão continuar a lutar por condições de trabalho dignas e salários justos.

- Pré-Aviso de Greve