19-3-2024
Relacionados
Este documento apresenta os fundamentos conceituais do projeto PISA para a Educação e Formação Profissional (EFP), atualmente em fase de desenvolvimento, que visa fornecer uma pesquisa internacional abrangente e rigorosa dos conhecimentos e capacidades do aluno(a)s, considerados essenciais para o sucesso em algumas áreas profissionais.
Na sua fase de desenvolvimento, a avaliação do PISA - VET abrange conhecimentos e competências profissionais em cinco áreas profissionais selecionadas (negócios e administração, eletricista, saúde, com o foco em auxiliares de saúde e de enfermagem, técnico automóvel e turismo e hospitalidade, com o foco em rececionistas de hotel), além de uma avaliação das competências de empregabilidade dos alunos, incluindo alfabetização, resolução de problemas, desempenho de tarefas e colaboração com outros.
Duas das áreas ocupacionais (eletricista e técnico de automóvel) são dominadas por homens, uma área (cuidados de saúde) é dominada por mulheres e as outras três (negócios e administração, turismo e hospitalidade) representam os dois géneros de formandos por igual. Este mix de áreas ocupacionais adquire um equilíbrio entre competências relacionadas com competências STEM (ciências, tecnologia, engenharia, matemática) e com áreas fora dessas competências.
A publicação da OCDE inclui os quadros para avaliar todos os conhecimentos e competências incluídos na avaliação. Estes capítulos descrevem o conhecimento do conteúdo e as competências que os alunos precisam de adquirir em cada domínio, o modo como cada domínio é avaliado e os contextos em que esse conhecimento e essas competências são aplicados.
O EFP desempenha um papel crucial para garantir que tanto os jovens como os adultos possuam as competências exigidas pelas sociedades e pelos mercados de trabalho. À medida que o panorama global do EFP sofre mudanças transformadoras, também o faz a necessidade de uma abordagem colaborativa para medir as competências profissionais.
O Quadro de Referência do PISA - VET representa um esforço conjunto de 13 países e de mais de uma centena de peritos, empregadores e parceiros internacionais e será o centro das atenções como um farol de inovação, concebido não só para avaliar, mas também para orientar, informar e inspirar. Representa de igual modo uma compreensão abrangente da forma como, em conjunto, se pode redefinir o panorama das competências e do ensino profissionais.
O projeto de avaliação PISA - VET apoia os países no reforço dos seus sistemas de competências, desenvolvendo, testando e implementando uma avaliação internacionalmente normalizada dos resultados dos programas iniciais de EFP, cuja análise dos resultados irá melhorar a perceção política comparativa sobre como melhorar a relevância, a qualidade, equidade e eficácia dos programas iniciais de EFP.
O PISA for VET envolve cinco questionários: a alunos do EFP, a professores, a instituições, a empregadores/formadores e a dados a nível do sistema. O quadro de referência definirá os módulos de avaliação e de análise que constituirão a base das avaliações. Estes módulos estão organizados em torno de três pilares: programa de EFP/resultados de aprendizagem, bases para o sucesso e, por fim, fatores demográficos para avaliar a igualdade e a equidade.
O Quadro de Referência do PISA-VET funcionará como um roteiro para a avaliação, estabelecendo diretrizes para a conceção de testes e análise de dados, definindo os conhecimentos e competências necessários para as profissões profissionais e de que modo serão avaliados. O PISA-VET começou em 2022 – 2023 e terá os seus resultados divulgados globalmente em 2029.
Esta iniciativa redefinirá a forma como a OCDE mede as competências profissionais e dará aos países a oportunidade de aprenderem com os programas de EFP uns dos outros e de aperfeiçoarem as suas políticas educativas.
Os países que participaram na fase de desenvolvimento deste projeto são Alemanha, Austrália, Bélgica (Flandres), Brasil, Emirados Árabes Unidos, EUA, Grécia, Irlanda, Mongólia, Países Baixos, Portugal, Turquia e Reino Unido. O IAVE nacional participa neste projeto através de Anabela Serrão.
Categorias
Destaques