FNE envia resolução "Pelo fim da invasão da Ucrânia e pela sua reconstrução" à Embaixadora Ucraniana em Portugal

23-5-2023

FNE envia resolução
A FNE enviou à Embaixadora da Ucrânia em Portugal, Maryna Mykhailenko, um ofício a divulgar e apresentar a Resolução "PELO FIM DA INVASÃO DA UCRÂNIA E PELA SUA RECONSTRUÇÃO" que foi apreciada e aprovada por unanimidade e aclamação no XIII Congresso da FNE que se realizou a 20 e 21 de maio, em Aveiro.

A FNE mantém desde 24 de fevereiro de 2022, dia em que agredindo todos os princípios de respeito pela integridade territorial de cada país, o regime russo, liderado por Putin, iniciou uma invasão da Ucrânia, um país soberano e com autoridades democraticamente eleitas, uma posição de denúncia veemente à situação, caracterizando-a como um vil ato de guerra e um ataque intolerável à soberania e à integridade territorial da Ucrânia, e afirmando que se estava em presença de uma brutal violação da Carta das Nações Unidas e das normas mais básicas do Direito Internacional.

O povo da Ucrânia tem direito a um futuro livre de violência e guerra, bem como o direito soberano de decidir demoraticamente o seu futuro como nação. O mundo deve estar com eles e redobrar os esforços para garantir a paz no país e no continente europeu e pos isso a FNE reafirmou através desta resolução aprovada no seu Congresso por cerca de 500 delegados dos 10 sindicatos que constituem a FNE, que o povo da Ucrânia tem direito a um futuro livre de violência e guerra, bem como o direito soberano de decidir demoraticamente o seu futuro como nação. O mundo deve estar com eles e redobrar os esforços para garantir a paz no país e no continente europeu.

A FNE estará sempre do lado da liberdade e da democracia na União Europeia e no resto do mundo.

Consulte aqui a Resolução "PELO FIM DA INVASÃO DA UCRÂNIA E PELA SUA RECONSTRUÇÃO"