FNE em projeto europeu de riscos psicossociais na educação

5-2-2024

FNE em projeto europeu de riscos psicossociais na educação

A FNE é uma de quatro organizações sindicais da Europa a integrar o projeto “Après COVID”, no âmbito dos riscos psicossociais na educação.

À luz do profundo impacto da crise da pandemia no setor educativo, o Comité Sindical Europeu para a Educação (CSEE) e a Federação Europeia dos Empregadores da Educação (EFEE, na sigla inglesa) lançaram o projeto, já com luz verde do financiamento da Comissão Europeia.

A iniciativa, liderada pelo CSEE/Martina Di Ridolfo, está a ser desenvolvida em parceria com sindicatos da educação e organizações patronais da Bélgica, Malta, Portugal e Eslovénia, com um calendário compreendido entre outubro de 2023 e setembro de 2025.

O principal objetivo do projeto é avaliar o impacto a longo prazo da crise da COVID nos riscos psicossociais na profissão docente e promover ativamente uma recuperação equitativa e sustentável, liderada pela educação.

Com base nos esforços colaborativos do CSEE e da EFEE em matéria de saúde e segurança no trabalho, o projeto 'APRÈS COVID' alinha-se com o Programa de Trabalho 2023-2024 do Comité Europeu do Diálogo Social Setorial na Educação (ESSDE, na sigla inglesa), em particular com a prioridade de criar condições de trabalho seguras e saudáveis na educação.

Sob a liderança de um Grupo Consultivo, onde consta um representante da FNE, o projeto desenvolve-se através de uma série de atividades, incluindo um inquérito online entre organizações membros do CSEE e da EFEE, três visitas de estudo de caso (Eslovénia, Portugal e Malta), um seminário de formação e uma conferência final, habitualmente realizada em Bruxelas.

Cada um destes esforços foi concebido para avaliar o impacto a longo prazo da crise da COVID-19, reunir boas práticas dos parceiros sociais da educação a nível nacional, regional e local e contribuir para a possível revisão das Orientações Práticas Conjuntas sobre Como Promover Iniciativas Conjuntas de Parceiros Sociais a nível europeu, nacional, regional e local, para prevenir e combater os riscos psicossociais na educação.

Como primeiro passo, em 8 de dezembro de 2023 ocorreu a primeira reunião do Grupo Consultivo do projeto, com uma discussão inicial sobre as principais prioridades sobre a situação dos riscos psicossociais na educação e as principais prioridades a incluir no projeto.

Ao embarcar nesta jornada, o CSEE acredita que este será um projeto fundamental para garantir uma recuperação duradoura e sustentável da crise da COVID 19 e para fortalecer o papel do diálogo social setorial sobre saúde e segurança ocupacional no setor da educação a nível europeu.

No dia 23 de fevereiro de 2024 está marcada uma segunda reunião do Grupo Consultivo, desta feita presencial, em Bruxelas. Um dos assuntos a tratar é a seleção da visita a uma escola em Portugal.