A FNE, representada por Joaquim Santos, vai assinar, na próxima terça-feira, 22 de junho de 2015, em Riga, na Letónia, um Compromisso oficial perante a iniciativa da Comissão Europeia (CE) “Aliança pelos Cursos de Aprendizagem”, no qual se compromete a ser um parceiro forte em Portugal, no que respeita à melhoria das condições de trabalho e de aprendizagem dos professores, formadores e alunos daqueles cursos.
A delegação da FNE inclui ainda um aluno da Escola Profissional de Aveiro, também a convite da CE. A assinatura deste Compromisso surgiu na sequência da última reunião do Diálogo Setorial Europeu na Educação, em 9 de março de 2015, em Bruxelas, e do seminário de Barcelona de 15 e 16 de abril deste ano, sobre “Melhoria de Competências dos Professores e Formadores do Ensino Vocacional”.
Os Cursos do Sistema de Aprendizagem são cursos de formação profissional inicial que privilegiam a inserção no mercado de trabalho e permitem o prosseguimento de estudos de nível superior, concedendo dupla certificação – escolar e profissional (12º ano, Nível IV). Esta formação é transversal (sociocultural, cientifica, tecnológica e em contexto de trabalho), alternando o ensino prático com o teórico e têm a duração de 3 700 horas, o equivalente a dois anos e meio de formação.
Estes cursos destinam-se a jovens entre os 14 e os 24 anos, com o 9º ano de escolaridade ou superior e sem conclusão do 12º ano. Os planos curriculares organizam-se em componentes de formação.