Finlândia - Criada Frente Sindical para garantir direito à negociação

23-9-2015

Finlândia - Criada Frente Sindical para garantir direito à negociação
O sindicato finlandês de docentes Opetusalan Ammattijärjestö uniu-se a mais de 30 mil trabalhadores de todos os setores de atividade numa manifestação conjunta contra as leis anti sindicais promovidas pelo governo de Helsínquia e em defesa do direito à negociação coletiva.

Debaixo de uma chuva intensa, os trabalhadores afetos às três centrais sindicais na Finlândia, SAK, STTK y AKAVA, levaram a cabo, a 18 de setembro, manifestações e greves para demonstrar a sua forte oposição ao ataque legislativo em curso contra o direito à negociação coletiva, que consta da proposta do novo governo de coligação.

Esta foi a primeira vez em vinte anos que a Finlândia viu nas ruas uma mobilização massiva, dado que neste país os sindicatos e os empregadores têm uma larga tradição de negociação. Até ao momento o direito à negociação coletiva era considerado "sagrado" na sociedade finlandesa.

Os sindicatos quiseram deixar claro que esta manifestação não era contra os empresários, porque todos os acordos entre os sindicatos e os empresários permanecem válidos. Em causa estava, isso sim, uma grande mobilização dos trabalhadores em defesa do direito à negociação coletiva.

No setor da educação há vários acordos, uma vez que os docentes trabalham fundamentalmente na administração local e são pagos, na sua maioria, pelos municípios.

O setor da Educação na Finlândia atravessa atualmente uma situação preocupante, com o governo que saiu das eleições de abril a implementar fortes cortes no financiamento destinado à educação.

O atual governo decidiu igualmente que, devido à debilidade da economia nacional, a Finlândia necessitava de um "acordo social" especial, com o objetivo de reduzir em 5% os custos laborais.