Faleceu Kounka Damianova

6-8-2015

Faleceu Kounka Damianova
A Internacional da Educação, o Comité Sindical Europeu para a Educação (CSEE) e a FNE receberam com choque e tristeza a notícia do falecimento de Kounka Damianova (66 anos), que liderou o Departamento Internacional do Sindicato dos Professores Búlgaros (SEB). Damianova morreu em Sófia, a 04 de agosto, apenas alguns dias depois de estar presente do 7º Congresso Mundial da IE em Otava.

'Kounka não era apenas uma ativista dedicada e hábil , que desempenhou um papel importante ao trazer os sindicatos de educação da Europa Central e Oriental para a Internacional da Educação, mas também uma amiga e camarada calorosa e generosa que fará falta", observou Fred van Leeuwen, Secretário-Geral da IE.
Damianova era a atual presidente do Comité Permanente do CSEE para a Igualdade. E tinha desempenhado anteriormente o cargo de vice-presidente do CSEE. Além do seu grande interesse pela igualdade de oportunidades era especialista em questões de saúde e segurança no trabalho.

Damianova iniciou a sua carreira como professora de francês na Bulgária. Mais tarde, serviu o Ministério da Educação búlgaro como inspetora para o ensino das línguas estrangeiras e para os materiais didáticos durante quatro anos. Também ensinou literatura francesa numa universidade anglófona na Bulgária durante 15 anos.

O CSEE e a FNE apresentam as condolências a todos os seus familiares e amigos e lamentam a perda de uma grande amiga dos sindicatos portugueses na área da educação.