Erasmus+: Candidaturas às Universidades Europeias

22-11-2018

Erasmus+: Candidaturas às Universidades Europeias

As candidaturas às “Universidades Europeias”, nova ação do Programa Erasmus+, estão abertas até às 12h00 de Bruxelas do próximo dia 28 de fevereiro de 2019. As candidaturas aprovadas terão uma subvenção do Programa Erasmus+ que poderá ascender a 5 milhões de euros por projeto e cobrir até 80% dos custos reais elegíveis, numa iniciativa que terá uma duração de três anos, podendo os primeiros projetos aprovados iniciar atividades entre os dias 1 de setembro e 1 de dezembro de 2019.

Podem candidatar-se Instituições de Ensino Superior (IES) enquanto líderes e representantes de uma parceria mínima de três IES de três Estados-Membros da União Europeia ou doutros Países do Programa. As universidades que criarem redes para programas conjuntos devem ser inclusivas e evitar a criação de grupos elitistas de instituições.

Quaisquer outras organizações públicas e/ou privadas com um papel ativo no domínio da educação e formação, investigação e inovação, ou do mundo do trabalho, podem participar como parceiros associados.

Com esta nova ação, o Programa tem dois objetivos ambiciosos:

  • Promover valores europeus comuns (…) e uma identidade europeia reforçada ao aproximar uma nova geração de europeus capazes de cooperar e trabalhar no seio de diferentes culturas europeias e globais, em línguas diferentes, e a nível transnacional, transetorial e multidisciplinar.
  • Aumentar significativamente a qualidade, o desempenho, a atratividade e a competitividade internacional das IES europeias e contribuir para a economia europeia do conhecimento, para o emprego, a cultura e o bem-estar, dando melhor utilização a pedagogias inovadoras e procurando transformar em realidade o triângulo do conhecimento: cooperação entre investigação, inovação e educação.

Espera-se que as Universidades Europeias se tornem nos motores fundamentais para elevar a qualidade do ensino superior europeu e, sempre que possível, reforçar a sua ligação à investigação e à inovação na Europa, bem como aumentar o seu contributo para a sociedade e a economia.

Em 2019 e 2020, as candidaturas serão consideradas no âmbito das Alianças do Conhecimento da Ação-Chave 2 e serão avaliadas por um painel independente de peritos, que baseará a avaliação em 5 critérios: pertinência da proposta (máximo 25 pontos); equilíbrio geográfico (máximo 15 pontos); qualidade da conceção e da execução do projeto (máximo 20 pontos); qualidade dos mecanismos de cooperação da aliança (máximo 20 pontos); e sustentabilidade e disseminação (máximo 20 pontos).

Esta nova ação é gerida pela Agência Executiva para a Educação, Audiovisual e Cultura (EACEA), pelo que todas as informações relevantes neste âmbito poderão ser encontradas no respetivo website. A EACEA está disponível para prestar informações adicionais e esclarecer questões relacionadas com o processo de candidatura: EACEA-EUROPEAN-UNIVERSITIES@ec.europa.eu. Outra opção é consultar o Guia Erasmus+2019, pp 126-132.

Fotos:
https://eacea.ec.europa.eu/erasmus-plus_en