A primeira das duas reuniões plenárias anuais do Diálogo Social Setorial da Educação decorre esta sexta-feira, dia 19 de fevereiro de 2016, no Centro de Conferências Albert Borschette, em Bruxelas, Bélgica, numa organização tripartida do Comité Sindical Europeu da Educação (CSEE), da Federação Europeia de Empregadores da Educação (EFEE) e da Comissão Europeia. À frente dos trabalhos estarão os líderes das duas organizações, respetivamente Martin Rømer (director do CSEE) e Bianka Stege (secretária-geral da EFEE) e ainda representantes da Comissão Europeia. A FNE tem a seu cargo a representação nacional, através de Joaquim Santos.
Da ordem de trabalhos desta reunião plenária constam o "Relatório Conjunto da Educação e Formação 2020 - Novas Prioridades para a Cooperação Europeia e a Educação e o Plano de Investimento para a Europa", o papel dos parceiros sociais, apresentação pelos secretariados do CSEE e da EFEE dos resultados dos projectos recentes e actualização dos projectos atuais, a monitorização e seguimento dos resultados do diálogo social sectorial europeu e, finalmente, o acerto do plano de actividades para 2016-17.
O Diálogo Social Setorial Europeu em Educação foi lançado, nos termos dos artigos 154-155 do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, em 2010, após quatro anos de um processo de construção feito pelo CSEE e desde o início de 2009 em diante já com a participação da EFEE. A primeira reunião do diálogo social setorial da educação realizou-se em junho de 2010. As virtudes do diálogo social nacional e europeu fazem parte intrínseca dos valores da FNE.