20-1-2011
Relacionados
Estará a decorrer, em Banguecoque, na Tailândia, a primeira Conferência Mundial da Mulher, abordando a temática dos “Professores em Movimento pela Igualdade”, desde o dia 20 até 23 de Janeiro de 2011. Esta conferência mundial contará com a presença de mais de 350 participantes oriundos de todo o mundo. A participar nesta iniciativa, encontram-se as representantes da Federação Nacional da Educação – FNE: Lucinda Manuela Dâmaso e Arminda Bragança.
Como Federação Sindical Global que representa 30 milhões de trabalhadores em todo o mundo, a Internacional da Educação (IE) manifesta o seu orgulho em reconhecer a contribuição dos professores e dos seus sindicatos, para a realização da igualdade do género. Como tal, avançou com esta primeira iniciativa do género, tomando-a não só como uma primeira oportunidade para se avaliar os progressos e os desafios que devem ser superados, para o alcance da igualdade do género; assim como também para se reconhecer o que os sindicatos, um pouco por todo o mundo, têm feito, e o que mais poderá ainda ser feito, nesta área. Por outro lado, esta iniciativa procurará também contribuir para a criação de uma rede mundial em defesa dos direitos das mulheres e da igualdade do género.
Porque infelizmente, em muitos países do globo, a discriminação do género ainda continua a destruir as hipóteses de vida e de oportunidades, de muitas meninas e mulheres poderem aceder à educação, ao trabalho digno e ao pleno usufruto dos direitos humanos. Do trabalho infantil até à violência sexual, de salários inferiores à discriminação, ao assédio e a ameaças à própria vida, a desigualdade do género continua a destruir as pessoas e as suas próprias comunidades. Só a educação acaba por se revelar ser a única chave, capaz de contribuir para a superação de todas essas barreiras.
Os principais temas a serem debatidos ao longo dos três dias em que decorrerá este evento, incluirão uma análise à situação das mulheres no mundo de hoje, uma abordagem à questão de como se capacitar os jovens e as mulheres através da educação, e por fim, uma última abordagem à questão de como se construir um plano de acção, de modo a poder avançar-se na consecução da igualdade do género.
Os principais oradores desta conferência incluem: o Ministro da Educação da Tailândia, Chinnaworn Bunyakiat; o Director para a Igualdade do Género da UNESCO, Saniye Gülser; o Especialista da ONU para a Iniciativa da Educação das Meninas (UNGEI), Maki Hayashikawa; e, por fim, a Presidente da IE, Susan Hopgood.
Para mais informações consulte: http://www.ei-ie.org/women2011/en/
Categorias
Destaques