2-10-2025
A campanha “Em duas palavras” abriu este ano o programa de celebrações da FNE – Federação Nacional da Educação do Dia Mundial do Professor 2025. A campanha decorre em escolas de todo o Portugal Continental, Regiões Autónomas dos Açores e Madeira e pretende chamar a atenção da opinião pública para os principais problemas que continuam a afetar o sistema educativo e os trabalhadores da educação, no arranque de mais um ano letivo, marcado pela repetição das mesmas dificuldades e problemas.
Esta campanha prolonga-se por todo o primeiro período, destacando semanalmente, em duas palavras, as reivindicações centrais da FNE, como “Salários dignos”, “Carreiras justas” ou “Indisciplina zero”.
No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Professor, este ano sob o tema "Juntos pelos Professores, juntos pelo amanhã", definido pela Internacional da Educação (IE), a FNE pretende também com esta campanha reforçar a mensagem de que a escola é o espaço onde se concretiza a igualdade de oportunidades e onde se abre caminho para um futuro de maior justiça social, inovação e democracia. Porém, este caminho não existe sem os professores e os trabalhadores da educação. São eles a força que sustenta a escola, a voz que guia os alunos e o exemplo que transforma vidas.
O Dia Mundial do Professor deve, por isso, servir de alerta. Não basta reconhecer o esforço ou a dedicação destes profissionais. É urgente transformar esse reconhecimento em medidas concretas. É necessário garantir a valorização da carreira docente, condições de trabalho dignas e estabilidade profissional que permitam recuperar, por completo, a confiança na profissão e atrair jovens para a carreira docente.
O Dia Mundial do Professor é mais uma oportunidade para relembrar o Governo de que cortar no orçamento para a educação não é o caminho adequado. É necessário, pelo contrário, investimento do Governo para se alcançar uma educação de qualidade.
A FNE, juntamente com os seus sindicatos, vai comemorar o Dia Mundial do Professor, realizando as seguintes ações (em atualização):
• O hasteamento da bandeira "Obrigado Professor" em escolas de norte a sul e ilhas, entre os dias 1 e 6 de outubro;
• Lançamento de portal online www.simplicare.pt para recolha e sistematização de propostas para simplificar e desburocratizar o trabalho nas escolas.
• Workshop online “Ensino com Assistente Inteligente – Um apoio mágico para ensinar” no dia 3 de outubro, entre as 17h30 e as 20h30.
• Encontro Pedagógico 2025 - "O futuro da Educação e o papel das emoções", no dia 4 de outubro, 9h30, no Auditório SPZN, na cidade do Porto.
• Campanha “Em duas palavras” com faixas e idas a escolas realizadas por dirigentes do SPZC até 6 de outubro.
• Faixa "Professores Valorizados - Futuro Garantido" colocada por dirigentes do SDPGL em escolas dos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal até 6 de outubro.
• Campanha "Em duas palavras" no âmbito das celebrações do DMP divulgadas em várias escolas dos Açores pelo SDPA
• Reuniões e plenários em diversas escolas em conjunto com colocação de lonas em escolas de todo o Sul do país e também alguns cartazes pelo SDPSUL.
Estas serão, para já, algumas das principais iniciativas que a FNE e os seus sindicatos irão levar a cabo nas celebrações do Dia Mundial do Professor de 2025.
Fique atento e acompanhe o agendamento de mais iniciativas nos próximos dias.
A FNE não vai desistir de procurar construir um futuro melhor e que valorize os docentes. E será junto dos professores que o iremos fazer.
É imperioso valorizar as carreiras, como base para essa educação de qualidade que todos pretendemos alcançar, assim como para garantir os direitos e condições dos trabalhadores da educação e investir em elevados níveis de formação inicial e contínua. Essa valorização deve incluir a determinação de condições de trabalho em segurança nas escolas, incluir limites ao tempo de trabalho que é exigido aos professores, regular o desenvolvimento das carreiras, reconhecer o trabalho que é desenvolvido com empenho, incluir o direito a uma aposentação digna, à estabilidade e segurança na profissão.
Por tudo isto e muito mais, o Dia Mundial do Professor é um dia que marca o reforço na busca pela valorização da vida profissional dos docentes portugueses, pois só com educadores, professores, formadores e investigadores prestigiados, valorizados e reconhecidos é que se estará a promover uma escola melhor, de qualidade, inclusiva e equitativa para todos.
O Dia Mundial do Professor celebra-se anualmente a 5 de outubro. Foi em 1994 que foi decidida pela UNESCO, juntamente com a Internacional da Educação, a celebração do Dia Mundial do Professor, nesse dia. Esta data foi escolhida para reconhecer a importância da Declaração da OIT e da UNESCO sobre a condição dos trabalhadores docentes, concretizada em 5 de outubro de 1966.
Porto, 02 de outubro de 2025
A Comissão Executiva da FNE
Acompanhe tudo sobre o Dia Mundial do Professor 2025 no site e redes sociais da FNE e dos seus Sindicatos.
Categorias
Destaques