Webinar “Teletrabalho na Contratação Coletiva: onde estamos, para onde devemos ir”

23-9-2020

No próximo dia 30 de setembro de 2020, entre as 17h e as 18h30, o Canal 4 da AFIET (Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho) organiza o webinar “Teletrabalho na Contratação Coletiva: onde estamos, para onde devemos ir” que vai contar com as presenças de Carlos Alves, Secretário Executivo da UGT (responsável pelo Gabinete jurídico da central) e de Elizabeth Barreiros, Presidente do Secretariado da Ala de Quadros da UGT, nomes reconhecidos na matéria no campo sindical.

Este webinar do Canal 4 da AFIET pretende ir ao encontro dos desafios do teletrabalho na contratação coletiva; o carácter voluntário, o direito à desconexão, o direito de reversão, o direito à privacidade, o respeito pelos horários de trabalho; os desafios à segurança e saúde no trabalho e os custos do teletrabalho como aspetos fundamentais a regular; a representação sindical e o teletrabalho; o que temos, o que poderemos regular no futuro?; que vantagens e desvantagens do teletrabalho?; qual o equilíbrio que desejamos entre lei e negociação coletiva?

Este é um vasto campo de ação onde encontramos reivindicações e questões para as quais o Canal 4 da AFIET procura respostas com esta iniciativa.

Data: 30 setembro 2020

Hora: 17:00h – 18:30h

Inscreva-se antecipadamente e de forma gratuita para este webinar:

Após a inscrição, receberá um e-mail de confirmação contendo informações sobre como entrar no webinar.

Oradores do Webinar:

Carlos Alves
Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, ingressou no Instituto de Reinserção Social, organismo do Ministério da Justiça, como técnico superior em 1995. Desde 2001, encontra-se destacado na UGT – União Geral de Trabalhadores, sendo responsável pelo Gabinete Jurídico da Central desde 2002. É membro do Secretariado Nacional da UGT desde 2008 e Secretário Executivo desde 2017.
No quadro das funções desempenhadas, tem colaborado e participado em representação da UGT em várias sedes nacionais e internacionais, nomeadamente enquanto membro do Centro de Relações Laborais (CRL), do Conselho Económico e Social (CES) e de vários Comités da Confederação Europeia de Sindicatos (CES).
Acompanha os trabalhos da Concertação Social, tendo nomeadamente participado em todos os processos de revisão da legislação laboral desde 2003. Integra com regularidade a delegação portuguesa à Conferência Internacional do Trabalho (OIT).

Elizabeth Barreiros
Integra os quadros do Banco de Portugal, tendo entrado em contacto com o mundo sindical em 1992, altura em que começa a colaborar com os membros do Secretariado Sindical do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas – SBSI, eleitos no Banco de Portugal (BdP), em simultâneo com as funções que continuou a exercer no Banco.
Como responsável pela comunicação, em 1995 inicia um ciclo de colaborações com o Standing Committee of European Central Bank Unions (conhecido como Standing Committee), organização sindical composta por representantes sindicais dos bancos centrais europeus, da qual o SBSI é membro. Em 2011, é eleita a tempo inteiro como membro do Secretariado Sindical no BdP, tendo exercido funções de coordenadora nesta unidade até 2015.
Em 2012, é eleita por 21 sindicatos de bancos centrais membros do Standing para o Bureau Executivo (composto por representantes sindicais de 10 bancos centrais do Eurosistema), tendo sido reeleita, em 2015, durante o Congresso desta organização sindical. Nesta qualidade, tem participado nas reuniões do diálogo social do Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC), que decorrem na Sede do Banco Central Europeu (BCE). Tem também colaborado em diversas iniciativas organizadas em conjunto pelo Standing Committee e pelo BCE.
Em 2017, foi eleita para o Secretariado da Ala de Quadros da UGT, onde tem encetado algumas iniciativas na qualidade de Presidente, tendo sido então, nessa mesma qualidade, eleita como membro da Comissão Executiva do Eurocadres, organização sindical direcionada para a defesa exclusiva dos Quadros a nível europeu.

Moderadores:

José Cordeiro (Secretário-Geral Adjunto da UGT @União Geral de Trabalhadores)

Joaquim Santos (Membro avocado da Comissão Executiva da FNE)