Negociação de alteração ao regime jurídico do EPE a 15 de maio

13-5-2015

Negociação de alteração ao regime jurídico do EPE a 15 de maio
A FNE reúne na próxima sexta-feira, a partir das 15h00, dia 15 de maio, no Instituto Camões, para negociar as alterações ao regime jurídico do Ensino de Português no Estrangeiro (EPE).

Esta negociação reveste-se de particular importância porque acontece numa altura em que o Sindicato dos Professores das Comunidades Lusíadas tem prevista uma greve de professores de EPE para o próximo dia 23 de maio, em protesto contra os cortes salariais e contra o câmbio desfavorável que atualmente vigora. Os professores do EPE pretendem que seja criado um mecanismo de compensação que permita a paridade entre o franco suíço e o euro.

Nesta negociação a FNE propõe a eliminação de quaisquer taxas aplicáveis aos alunos do EPE, já que entendemos que a aplicação dessas taxas não trouxe qualquer melhoria à qualidade de ensino, e que a formação de professores, que era um dos objectivos onde se pretendia aplicar os montantes relativos às taxas, continuou a ser rara e pouco direcionada para o contexto do EPE.