FNE presente no 8º Congresso Mundial da Internacional da Educação, em Bangkok

19-7-2019

FNE presente no 8º Congresso Mundial da Internacional da Educação, em Bangkok
A Federação Nacional da Educação (FNE) vai estar presente de 20 a 26 de julho, em Bangkok, capital da Tailândia, no 8º Congresso Mundial da Internacional da Educação.

A delegação da FNE será constituída pelo Secretário-Geral, João Dias da Silva, pela Vice-Secretária-Geral, Lucinda Dâmaso, contando ainda com a participação, como Observador, do Secretário-Geral da União Geral de Trabalhadores (UGT), Carlos Silva.

Será sob o tema "Educadores e Professores na liderança por avanços nas mudanças climáticas, nos direitos humanos e na democracia" que este encontro se irá realizar.

O Congresso Mundial é o órgão máximo de decisão da Internacional da Educação (IE). É o Congresso que determina as políticas, princípios de ação, programa e orçamento da organização e elege o Presidente, Vice-Presidentes e Secretário-Geral, bem como outros membros da Direção Executiva da IE. Este Congresso é composto de delegados nomeados e representantes de suas organizações membros.

Serão cerca de 1400 profissionais da Educação que estarão presentes, em representação de 293 sindicatos de 151 países, números que ajudam a entender o porquê de a Internacional da Educação ser a maior Federação Sindical internacional e que representa mais de 32 milhões de trabalhadores da educação de todo o mundo.

Este Congresso acontece de quatro em quatro anos e é lá que os participantes vão definir as linhas de trabalho da IE para o quadriénio 2019-2023, assumindo então a liderança no debate para defender uma educação pública de qualidade para todos, em democracia, com os direitos humanos salvaguardados e com base num futuro sustentável.

No debate sobre as prioridades da Educação no mundo vão participar nomes como:

- O vencedor do Prémio Nobel da Paz, Kailash Satyarthi, que vai falar sobre a sua missão de lutar contra o trabalho infantil.

- Guy Ryder, diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que vai falar sobre o centenário da OIT, o futuro do trabalho e do assédio no local de trabalho.

- Jordan Naidoo, Diretor da Divisão de Apoio e Coordenação da UNESCO para a Agenda de Educação 2030, que destacará o papel essencial da educação e dos educadores na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

- Maria Ressa, eleita Pessoa do Ano de 2018 da revista Time e fundadora do Rappler, que vai alertar sobre as notícias falsas e o perigo que representam para a democracia no mundo.

- Sharan Burrow, Secretária-Geral da Confederação Internacional de Sindicatos, que abordará a mudança climática e o futuro do trabalho.

Vídeo de boas-vindas da IE: