Webinar "Avaliação de alunos – Oportunidade para um novo paradigma"

10-6-2020

Webinar
No próximo dia 19 de junho de 2020, entre as 17 e as 18h30, o Canal 4 da AFIET (Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho) tem encontro marcado online com o Doutor Paulo Santiago (OCDE), cujo trabalho é considerado mundialmente, para abordar o tema da “Avaliação de alunos – Oportunidade para um novo paradigma”, que ganhou novos contornos e desafios com a pandemia do COVID-19, nomeadamente no que respeita à oferta de uma educação a distância.

O ponto de partida deste webinar é um relatório da OCDE de 2012 sobre Portugal, coordenado pelo próprio Paulo Santiago, especialista na análise de políticas educativas, nomeadamente as referentes à eficácia da avaliação de escolas, sistemas, de alunos e professores.

A avaliação levada a cabo pelos professores aos alunos, assim como a própria aprendizagem nas aulas, estão demasiado concentradas na nota e na prática para o exame?

Quais são as consequências negativas de uma medição muito focada em testes escritos, que não coloca um ênfase suficiente na vertente formativa da avaliação?

Como providenciar um ensino mais focado na melhoria escolar dos alunos que na obtenção de resultados positivos?

Ou como colocar os alunos no centro da aprendizagem e do processo avaliativo numa oferta de ensino presencial, a distância ou híbrido?

Estas são algumas das perguntas para as quais o Canal 4 da AFIET espera respostas autorizadas e convincentes do orador convidado para este webinar.

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Orador do Webinar: Paulo Santiago

photo of Paulo SantiagoPaulo Santiago é chefe da Divisão de Assessoria e Implementação de Políticas da Direção da Educação e Competências da OCDE. Tem um papel de liderança na formulação de recomendações de politica educativa baseados em evidências aos membros da OCDE e aos países parceiros, coletiva e individualmente, em todas as áreas educativas. Paulo Santiago ingressou na OCDE em 2000. Como analista da Direção da Educação e Competências, assumiu a responsabilidade por vários estudos comparativos, com a participação de um elevado número de países, e abrangendo uma grande variedade de áreas de política educativa, incluindo políticas de professores, políticas de ensino superior, avaliação educacional, uso de recursos na educação e financiamento da educação. Também liderou estudos específicos de país em mais de 25 países. Especializa-se em economia da educação e tem um doutoramento em economia pela Northwestern University, Estados Unidos.