Nove Sindicatos da Educação em convergência apresentam em Viseu nova iniciativa

4-10-2023

Nove Sindicatos da Educação em convergência apresentam em Viseu nova iniciativa
Os nove Sindicatos da Educação em convergência, em que a FNE está incluída, apresentaram em Viseu um dos vários outdoors que vão hoje ser revelados pelo país com as razões da luta dos professores e quais as reivindicações que, se fossem satisfeitas, teriam um forte efeito no grave problema da falta de professores, mitigando-o e, em muitos casos, resolvendo-o.

Esta é mais uma ação inserida na Semana Europeia dos Professores - iniciativa do Comité Sindical Europeu de Educação (CSEE/ETUCE) - e que inclui ainda as celebrações do Dia Mundial do Professor a 5 de outubro e uma Greve Geral Nacional de Professores e Educadores na próxima 6ª feira, 6 de outubro.

Os portugueses e as portuguesas têm demonstrado compreensão para com as reivindicações dos professores e apoio à sua luta. Isso tem sido visível nas escolas, no contacto com os professores e os seus sindicatos nos dias de luta, mas também em estudos de opinião que têm sido divulgados pela comunicação social.

Compete aos professores e aos seus sindicatos continuarem a esclarecer os estudantes, as famílias e a população em geral sobre as razões da luta e quais as reivindicações que, se fossem satisfeitas, teriam um forte efeito no grave problema da falta de professores, mitigando-o e, em muitos casos, resolvendo-o. Textos que são entregues aos pais, encarregados de educação e portugueses/as em geral ou faixas e pendões com mensagens à porta das escolas têm sido os meios mais frequentemente utilizados. Desta vez a mensagem passará nas principais vias de circulação automóvel, de norte a sul, com a colocação de outdoors, que vão da A28, no Minho, até à EN 125 no Algarve, passando, entre outras, por A1, A8 ou A2, aí permanecendo ao longo do 1.º período letivo.

Esta ação contou com a presença de vários dirigentes da FNE e de uma intervenção do Vice Secretário-Geral da FNE, Manuel Teodósio.