30-1-2026
Relacionados
A Federação Nacional da Educação (FNE) manifesta a sua profunda solidariedade para com todas as pessoas e comunidades afetadas pela passagem da Depressão Kristin, que atingiu milhares de cidadãos em Portugal, com especial incidência na zona centro do país.
Neste momento difícil, a FNE expressa a sua preocupação e apoio a toda a comunidade educativa: escolas, alunos, professores, educadores, técnicos e trabalhadores de apoio educativo, muitos dos quais viram as suas escolas, locais de trabalho e até as suas próprias casas diretamente afetadas por esta situação de emergência.
As escolas são espaços de estabilidade, segurança e esperança, e quando são atingidas por fenómenos desta natureza, toda a comunidade sente o impacto. É por isso essencial garantir respostas rápidas, solidárias e eficazes, que permitam repor condições de funcionamento, apoiar quem mais precisa e assegurar que nenhum aluno ou trabalhador fica para trás.
A FNE manifesta-se disponível, através dos seus sindicatos, para colaborar ativamente no apoio às comunidades educativas afetadas, nomeadamente através de:
- Articulação com as direções das escolas e autoridades locais para sinalização de situações críticas;
- Apoio institucional e sindical aos trabalhadores que enfrentam dificuldades pessoais ou profissionais decorrentes desta situação;
- Promoção de ações de solidariedade e mobilização de recursos, sempre que tal se revele necessário.
Num tempo que exige união, a FNE reafirma o seu compromisso com a defesa da escola pública, com a proteção dos seus profissionais e com o acompanhamento próximo das comunidades educativas, convicta de que a solidariedade é o caminho para superar as adversidades.
Porto, 30 de janeiro de 2026
A Comissão Executiva
Federação Nacional da Educação - FNE
www.fne.pt
Categorias
Destaques