Cristina Ferreira, Secretária-Geral Adjunta, fez o balanço deste encontro que contou com a presença dos presidentes dos três Sindicatos de PAE (ND) da FNE e que promoveu alguns avanços em matérias relacionadas com estes trabalhadores.
Neste encontro que contou com a presença do Ministro da Educação e em que a FNE apresentou um documento com todas as suas reivindicações relativamente a estes trabalhadores.
Segundo a Secretária-Geral Adjunta da FNE "consideramos que houve da parte da tutela uma boa aceitação desse nosso documento" assumindo ainda que "tiramos várias conclusões desta reunião: em primeiro lugar o compromisso de que todos os técnicos especializados que estejam em função à data, desde que seja de concordância dos diretores das escolas e dos agrupamentos, vão continuar em funções. Tivemos também a indicação da tutela de que vai ser aberto um processo negocial para discutir os referenciais de formação para todo o PAE e vai ser programado a definição de uma vez por todas, dos conteúdos funcionais do PAE. É fundamental que haja uma definição concreta e muitoo 'fina' daquilo que fazemos nas escolas. Também recebemos a indicação de que está a ser seguida com atenção a reinscrição dos trabalhadores que têm direitos, mas que ainda não foram reinscritos na Caixa Geral de Aposentações (CGA). A fechar, a FNE deixou ainda a sua opinião sobre a valorização salarial dos assistentes operacionais, dos assistentes técnicos e técnicos superiores. Consideramos esta reunião positiva e aguardamos da parte do Ministério as propostas relativas a estes temas".