A Qualidade na Formação Profissional

4-5-2022

A Qualidade na Formação Profissional

A FNE e a AFIET (Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho) promovem, no próximo dia 12 de maio de 2022, entre as 17h e as 20h, o Webinário Internacional "A Qualidade na Formação Profissional". Antonio Rial Sánchez (Professor Emérito da Univ. Santiago de Compostela) é o orador principal, numa sessão que contará com Carmen Sarceda Gorgoso (Doutora Univ. Santiago de Compostela), Joaquim Santos (Membro avocado CE e SN da FNE) e António Nunes (Doutor em Ciências da Educação) como comentadores e com o Professor Doutor Rui Maia, do Centro de Formação da FNE na moderação.

O tema da qualidade da formação é de extrema importância nos nossos dias. Partindo dele, o seminário buscará os tipos de formação profissional para o presente, sempre numa perspetiva de espreitar possibilidades para o futuro que nos espera. A partir de três pontos essenciais: a contextualização do trabalho de hoje e seus princípios para se adaptar às mudanças e exigências do novo paradigma sobre o futuro do trabalho; a atualidade do trabalho e formação e sua relação com o sistema de relações laborais; e a formação para o trabalho nos nossos dias e seus preâmbulos para um desenho de currículo e planificação da formação na revolução 4.0.

Neste âmbito serão debatidas as lógicas produtivas e formativas, a análise do trabalho e suas necessidades, a formação em competências, o impacto da formação para o trabalho e os benefícios da formação relativamente à produtividade e bem-estar do indivíduo, assim como o seu custo e rentabilização.

Este webinário internacional foi considerado, pela Comissão Europeia, como Parceiro Oficial Da Semana Europeia da Formação Profissional 2022.

Transmissão exclusiva em ZOOM com tradução simultânea

Será enviado um certificado de presença aos participantes.

Inscreva-se aqui: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_EXPTwlymQkGu9YXTHT30pw


Após o término do Webinário e nos termos do Despacho nº 5741/2015, de 29 de maio, os participantes poderão solicitar à FNE, através do endereço secretariado@fne.pt, o reconhecimento e certificação deste evento, como uma ação de curta duração de três horas.














 

Oradores

 

ANTONIO RIAL SÁNCHEZ (PROFESSOR  EMÉRITO DA UNIV. SANTIAGO DE COMPOSTELA)
Professor Emérito AD Honorem do Departamento de Pedagogia e Didática, da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Doutor em 1995 com a tese “Del análisis del trabajo en la práctica laboral a la confección de una alternativa curricular para las profesiones de diseño y delineación dentro del contexto de Galicia”. Autor de 24 artigos, 22 colaborações em obras coletivas, onze livros, 11 capítulos de livros e 13 contribuições de congresso. Orientação mais de uma dezena de teses académicas. O seu trabalho como docente e investigador desenvolve-se no âmbito geral da Didática e Organização Escolar. Tem uma vasta bibliografia nas áreas da Educação, Formação e Trabalho.


   

CARMEN SARCEDA GORGOSO (DOUTORA UNIV. SANTIAGO DE COMPOSTELA)

Doutora pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, com a tese “Análisis de las necesidades formativas del profesorado de formación profesional en Galicia” (2002). Professora do Departamento de Pedagogia e Didática, da Faculdade de Formação de Professores daquela universidade. Responsável pelo Grupo Galego de Estudos para a Formação e Inserção Laboral (GEFIL). Entre as oito linhas de investigação deste Grupo contam-se a qualidade da formação Profissional, formação e qualificações profissionais, formação e transição para o mundo laboral ou formação e inserção profissional para indivíduos com dificuldades especiais.




   
JOAQUIM SANTOS (MEMBRO AVOCADO CE E SN DA FNE) 

Membro avocado da Comissão Executiva e do Secretariado Nacional (SN) da FNE. Membro do SN da UGT, em representação do SPZN (Sindicato de Professores da Zona Norte). Representa Portugal no Comité do Diálogo Social Setorial Europeu na Educação (ESSDE), da Comissão Europeia (CE), pela FNE; e no Grupo de Trabalho sobre Educação e Competências do TUAC – Comité Sindical Mundial Consultivo da OCDE, pela UGT. Representa ainda a FNE na Aliança Europeia das Aprendizagens (CE), desde o Compromisso assinado pela federação em 2015, em Riga.



   
ANTÓNIO NUNES ( DOUTOR EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO) 

Doutor em Pedagogia pela Universidade de Santiago de Compostela. Mestre em Animação e Gestão da Formação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto. Exerceu funções docentes na ESE Jean Piaget, no Instituto Superior de Estudos Psicológicos de Barcelona, na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Macau, na Universidade Lusófona do Porto e, atualmente, exerce no Centro Internacional de Ensino e Investigação Fernão de Magalhães – CIEIFM. Coordenou vários projetos, tais como o Projeto de Formação Profissional “FOR-IN” e o Projeto “FORCOMIN”. Tem trabalhos publicados em parceria e isoladamente, que sustentam várias teses de licenciatura, de mestrado e de doutoramento, em Portugal, no Brasil e em Espanha.



   
RUI MAIA

Doutor em Sociologia, Mestre em História das Populações e Licenciado em História. É Professor Associado Convidado da Universidade Fernando Pessoa, Porto. Os seus principais domínios de investigação incluem demografia, sociologia, segurança alimentar, meio ambiente e tratamento, análise e crítica de fontes, com produção científica traduzida em diversas publicações.