Há uma nova cultura escolar - defendeu David Justino

24-4-2024

Há uma nova cultura escolar - defendeu David Justino

Professores, pais e não docentes reuniram-se este sábado em nome de uma Educação de qualidade para todos. Durante todo o dia a 1ª Convenção FNE/CONFAP serviu de palco a um aceso debate sobre os desafios do setor. No final fica a certeza de que apesar dos avanços obtidos, há muito trabalho a fazer para cumprir o objetivo da universalidade na Educação 

“Eu não quero esquecer os erros mas não podemos ignorar aquilo que foi bem feito na Educação”, disse David Justino na 1ª Convenção FNE /CONFAP – por uma escola pública de qualidade para todos. A frase marcou, de resto, toda a intervenção do ex-ministro da Educação que veio defender a tese de uma evolução positiva do sistema de ensino em Portugal. Para David Justino os factos não deixam dúvidas, nomeadamente em matéria de abandono escolar precoce onde, em 1991, a taxa de abandono situava-se nos 63% e os últimos números, gabriel constrelativos a 2011, demonstram que a taxa de abandono escolar precoce, em Portugal, situa-se nos 27%. “Atualmente temos uma taxa de abandono escolar precoce inferior à Espanha”, afirmou.

David Justino defendeu ainda uma melhoria da qualidade do ensino, assente na modernização do parque escolar e numa nova cultura de funcionamento. “ Nós temos agora melhor organização escolar. De um modo geral o ambiente físico das escolas é hoje muito melhor. Há uma nova cultura escolar e as escolas estão agora mais abertas a toda a comunidade “, sublinhou o professor catedrático.