SDPSul assinala 38 anos com seminário sobre Inteligência Artificial

31-1-2024

SDPSul assinala 38 anos com seminário sobre Inteligência Artificial

O SDPSul escolheu o tema “Inteligência Artificial e Educação: Desafios, riscos e oportunidades” para assinalar em grande o seu 38º aniversário. O seminário ocorre no dia 9 de fevereiro de 2024, entre as 16h30 e as 20h00, no Évora Hotel, em Évora, seguindo-se um jantar comemorativo com animação.

Os oradores convidados são o Professor Catedrático Paulo Quaresma, do Departamento de Informática e Vice-Reitor da Universidade de Évora e Marco Neves, especialista em Inteligência Artificial na Educação. A cerimónia de abertura será por conta da Presidente do SDP Sul, Josefa Lopes, e do Secretário-Geral da FNE, Pedro Barreiros.

Fundado a 31 de janeiro de 1986, o sindicato usa a sigla de SDPSul e abrange a área geográfica do Alentejo e Algarve. Tem sede em Évora e delegações em Faro, Beja e Portalegre. Após a sua criação tornou-se um dos sindicatos membros da Federação Nacional dos Sindicatos de Professores (FNSP) que, ao abranger em 1989 mais sindicatos ligados à educação, passou a designar-se Federação Nacional de Educação (FNE).

Enquanto sindicato membro da FNE, o SDPSul está sempre presente nas negociações ministeriais para defesa dos direitos e interesses dos profissionais da educação.

Atento às necessidades dos seus sócios, dedica uma parte relevante do seu trabalho à Formação Contínua de Professores, criando o seu Centro de Formação em 1993 (acreditado pelo Conselho Científico - Pedagógico da Formação Contínua), com uma larga oferta que vai ao encontro dos interesses e necessidades dos profissionais da educação.

Reeleita em agosto de 2023 como Presidente do Sindicato, Josefa Lopes garante que "vamos fazer o melhor que pudermos, como temos feito até aqui, e o resultado desse trabalho é que somos um Sindicato em grande crescimento e com uma taxa de sindicalização muito boa. Vamos continuar numa linha de trabalho no terreno, nas escolas, junto dos professores, que é uma atividade que consideramos prioritária”

Para além disso, torna Josefa Lopes, “o nosso Sindicato, ao nível do apoio ao associado, faz um trabalho que os professores e os nossos sócios consideram de excelência, realizando um atendimento personalizado e de máxima responsabilidade. As pessoas sabem isso, reconhecem o nosso trabalho, o que justifica o nosso crescimento".



Inscreva-se aqui para o Seminário “Inteligência Artificial e Educação: Desafios, riscos e oportunidades”