Faleceu Natércia Cardeano ex-Presidente do SPZN

19-11-2025

Faleceu Natércia Cardeano ex-Presidente do SPZN

Maria Natércia Cardeano Pedrosa, Presidente do SPZN entre janeiro de 1997 e outubro de 1998, faleceu em 18 de novembro de 2025, deixando mais pobre a memória do sindicalismo nacional da educação.

Professora efetiva do Quadro Geral do 1º Ciclo, Natércia Cardeano destacou-se também como dirigente da FNE, envolvendo-se nas maiores reivindicações da altura, em prol dum sindicalismo democrático de negociação.

Natércia Cardeano detinha um Diploma de Estudos Superiores Especializados em Educação e Sindicalismo (1993) e como formadora, exerceu uma atividade de relevo, quer no ISET – Instituto Superior de Educação e Trabalho, quer no Centro de Formação do SPZN (1984-92), assim como no papel de animadora pedagógica do concelho de Matosinhos nos meses de setembro de 1975 a 1979.

Foram várias as áreas de formação em que trabalhou. Entre outras destacamos a Avaliação Educativa, Administração Escolar, Planificação e Programação de Métodos de Leitura, Processo de Tomada de Decisão, Projeto Educativo ou Legislação Escolar.

Natércia Cardeano foi acompanhante da prática pedagógica do Curso de Complemento de Habilitações para Professores do 1º Ciclo do Ensino Particular (1986 – 1987) e membro do Grupo da DGEP para elaborar o diploma de regulamentação de cursos de formação de educadores. Publicou ainda um livro de leitura e cadernos auxiliares para o 1º ciclo.

Recordamos hoje com intensa saudade a celebração dos 50 Anos do SPZN, em 30 de abril de 2024, no Auditório do sindicato, no Porto, em que a sua presença e o seu legado foram homenageados, nomeadamente na Conferência “Meio Século”.

O SPZN tinha sido criado na noite de 29 para 30 de abril de 1974, da vontade dos professores se unirem em redor de uma educação de qualidade para todos. A professora Natércia Cardeano fez parte dessa viva vontade. A ela devemos o nosso mais que merecido reconhecimento, que saberemos preservar no futuro.

Natércia Cardeano era natural de Campelo, Baião, onde nasceu em 28 de setembro de 1943.