Ensino Português no Estrangeiro. Rede de cursos para 2015/2016 com poucas alterações

3-8-2015

Ensino Português no Estrangeiro. Rede de cursos para 2015/2016 com poucas alterações
A rede de cursos do Ensino de Português no Estrangeiro para o ano letivo 2015-2016 não regista alterações significativas relativamente ao ano letivo anterior.

Na Alemanha e Espanha o número de cursos, respetivamente 35 e 23, não sofreu alterações. No Luxemburgo haverá menos dois cursos, o mesmo sucedendo na Suíça e no Reino Unido. No total, em 2015/2016, haverá no EPE menos quatro cursos.

A França é o único país onde se regista um aumento de cursos com horário completo, portanto com mais de 20 horas letivas, de 67 anteriores para 72 no próximo ano. Este crescimento deve-se não só ao forte aumento da emigração para esse país mas também ao facto de no mesmo não existir a propina obrigatória, continuando o ensino da Língua e Cultura Portuguesas a ser gratuito.

Contudo o Sindicato dos Professores para as Comunidades Lusíadas (SPCL) lamenta a falta de investimento, especialmente na Alemanha e Suíça, onde a propina é obrigatória e onde apenas é contabilizado, para efeitos da atribuição da rede, o número total de alunos e não os diferentes níveis de escolaridade que estes alunos frequentam.

Assim há a registar na Suíça grupos de 21 alunos, do 2°ao 6° ano de escolaridade, a serem lecionados conjuntamente em apenas 3 horas letivas semanais, sendo idêntico o procedimento na Alemanha, em que grupos de 15 alunos do 2° ao 12° ano, ou do 1°ao 8°,portanto 3 e mais ciclos de escolaridade a serem lecionados juntos foram também unicamente contemplados com 3 horas letivas por semana.

Em causa está uma inapropriada aplicação do Quadro de Referência das Línguas Europeias, onde constam apenas cinco níveis linguísticos, uma vez que este quadro se aplica a adultos e não a crianças e jovens. Ao adotar este modelo o Instituto Camões ignora os 12 anos de escolaridade e leva em conta apenas cinco níveis linguísticos, ignorando as diferenças entre alunos de idades e percursos escolares diferentes.