FNE celebra Dia Mundial do Pessoal de Apoio Educativo com webinário “Valorizar os invisíveis”

9-5-2025

FNE celebra Dia Mundial do Pessoal de Apoio Educativo com webinário “Valorizar os invisíveis”

A Federação Nacional da Educação (FNE) e os seus três sindicatos de Trabalhadores de Apoio Educativo do norte, centro, sul e regiões autónomas (STAE-ZN, STAAE-ZC e STAAE SUL e RA) comemoram a 16 de maio de 2025 o Dia Mundial do Pessoal de Apoio Educativo (DMPAE), instituído pela Internacional da Educação (IE) em 2018.

Neste dia, entre as 18h00 e as 19h30, a FNE leva a cabo um Webinário com o tema “Valorizar os invisíveis”, que vai contar com a intervenção do Presidente da AFIET, João Dias da Silva, dos Presidentes dos três Sindicatos de Trabalhadores de Apoio Educativo da FNE (Cristina Peixoto, João Ramalho e Cristina Ferreira) e do Secretário-Geral da FNE, Pedro Barreiros, a quem cabe o encerramento.

As iniciativas decorrentes desta celebração vão dispersar-se ao longo de toda a semana de 12 a 16 de maio e incluem reuniões e visitas a várias escolas para contatos com os seus Trabalhadores e a realização de ações online.

O DMPAE celebra a contribuição dos trabalhadores de apoio de educativo na Educação dos seus países e assinala as contrariedades, as reivindicações e os desafios destes educadores, muitas vezes considerados invisíveis. Entre as suas lutas encontram-se um salário digno, a definição de um estatuto com a criação de carreiras específicas, associando-lhe os respetivos conteúdos funcionais, perfis de competência e referenciais de formação.

Uma luta mundial destes trabalhadores é também o reconhecimento e valorização da sua profissão.

Inscreva-se aqui para acompanhar via zoom: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_WJM6aOt3QuuK6dmpJqhoFw

Após a inscrição receberá o link de acesso ao webinário.

Será enviado um certificado de presença aos participantes que acompanharem a iniciativa através da plataforma Zoom.

A comemoração do DMPAE (ou Pessoal Não Docente, como é designado em Portugal) vem reconhecer, a nível mundial, o papel imprescindível destes profissionais nas nossas escolas, não obstante o sistemático esquecimento e falta de reconhecimento do seu trabalho.

A FNE não desiste de lutar pelos direitos do PAE, assim como pelo reconhecimento dos conteúdos funcionais específicos destes trabalhadores da Educação e a melhoria das suas carreiras, remunerações e condições de trabalho e vai persistir na luta pelo papel e dignificação destes Trabalhadores, quer no setor público, quer no setor privado e social, pois estes já provaram ser um dos pilares que sustentam o nosso sistema educativo.

A FNE não desiste de ser exigente e responsável e relembra as palavras de David Edwards, Secretário-Geral da IE: “Apelo a que os governos implementem todas as reivindicações sindicais estabelecidas na “Declaração de Aveiro”, de 18 de maio de 2023. Vamos apelar a todos os países para que defendam a educação pública e financiem o Pessoal de Apoio à Educação!"

CARTAZ E PROGRAMA EM PDF PARA DOWNLOAD